Palavra Livre
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser
Dia histórico
“É um dia muito importante não apenas para a cultura de Foz de Iguaçu ou do Paraná, mas para a cultura brasileira. Não existe hoje um museu como este, fruto de uma parceira como esta. É uma novidade que ultrapassa as fronteiras do Brasil. O circuito cultural de museus movimenta bilhões de dólares com muitos turistas rodam o mundo visitando as principais unidades do mundo. E agora Foz do Iguaçu estará nesta rota” – do governador Ratinho Junior (PSD) ao formalizar o convênio com o Centro Georges Pompidou para construir uma unidade em Foz.
Convenção
O presidente do PDT de Foz do Iguaçu, Nelton Friedrich, pediu autorização para realizar a convenção do partido no próximo dia 3 (sábado), das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores.
Coligação
“Temos conversas bem avançadas com PSB, inclusive em nível estadual. A entrada do PT no apoio ao PSB está segurando devido às discordâncias da federação (Brasil Esperança) – o PV quer candidato próprio e alguns líderes do próprio PT destoam da decisão da executiva nacional e acaba atrapalhando um pouco. Mas tenho certeza que conversando, as arestas poderão ser aparadas. Vai depender bastante da federação que precisa se resolver internamente para sentar numa mesa com o PDT e com o PSB” – disse o vereador Kalito Stockel, pré-candidato a prefeito pelo PDT.
Nova classe
O Aeroporto Regional do Oeste recebeu a nova classificação – Classe II – da Anac com o aumento do número de passageiros que embarcam e desembarcam em Cascavel. A nova categoria coloca o terminal no mesmo nível dos aeroportos de Londrina e Maringá. Em 2023, os embarques e desembarques em Cascavel aumentaram 35% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de 373 mil passageiros. “A elevação da classificação do aeroporto é um marco importante para o desenvolvimento regional e consolida todos os investimentos que fizemos. Agora, o próximo desafio será a implantação do aeroporto de cargas”, destaca o prefeito Leonaldo Paranhos (Podemos).
Mulheres
A aliança PT, PCdoB, PV, PSol e Rede na disputa da prefeitura de Cascavel terá candidatas mulheres para prefeita e vice-prefeita. A vereadora Professora Liliam (PT) será candidata a prefeita e a professora Mônica Silveira (PCdoB) será candidata a vice-prefeita. A homologação da chapa será em convenção no próximo dia 25.
Proibição
Cambé, no norte do Paraná, proibiu o consumo de bebida alcoólica em praças públicas da cidade. A lei seca considera todos os dias da semana, independentemente do horário. Quem for flagrado bebendo nos espaços públicos sugeridos será multado. A prefeitura abre exceção para eventos comemorativos, mediante a autorização.
PSTU em Curitiba
O PSTU já tem pré-candidaturas à prefeitura em 15 capitais. Em Curitiba, o candidato será Samuel de Mattos, carteiro há 12 anos, ativista dos movimentos sociais e militante sindical.
MDB e PRTB
O PRTB e o MDB vão juntos nesta eleição em Londrina. O acordo foi confirmado pelo deputado Tercílio Turini, pré-candidato a prefeito do MDB e Raimundo Maia, conhecido como Ceará, do PRTB.
Vai ou não vai
Projeto do deputado Filipe Barros (PL) propôs a criação da Universidade Federal do Iguaçu formada pelos pelos campi paranaenses da Universidade Federal da Fronteira Sul. A UFFS tem outros quatro campi: três no Rio Grande do Sul e um em Santa Catarina, onde está a sede (Chapecó). O deputado Tadeu Veneri (PT) diz que vai pedir o arquivamento do projeto depois da audiência pública em que os debatedores contestaram a criação da nova universidade. Criada em 2009, a UFFS tem 25 cursos de graduação, 6,6 mil estudantes matriculados, 766 docentes e 719 técnicos administrativos.
Convenção II
A convenção do PT de Curitiba será neste sábado (20) às 9h, na Fetraconspar. O partido vai homologar o apoio ao candidato do PSB à prefeitura, Luciano Ducci. O encontro será três horas antes da convenção da Federação Brasil da Esperança (+ PV e PCdoB) no mesmo local.
Gomyde
O ex-deputado Ricardo Gomyde (MDB) foi nomeado secretário municipal de Relações Internacionais pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) no lugar de Aldo Rebelo, que vai se dedicar à campanha de reeleição de Nunes. A missão de Nunes será a de organizar a a Copa do Mundo de Futebol Feminino (2027) e os Jogos Panamericanos (2031) em São Paulo.
Mediação
Uma missão dos ministérios dos Povos Indígenas (MPI) e dos Direitos Humanos e da Cidadania estarão na região oeste, onde indígenas que lutam pelo reconhecimento da posse de áreas que afirmam terem pertencido a seus antepassados foram atacados a tiros. Segundo o MPI, no início do mês, 22 famílias avá guarani que ocupam uma parcela do território já delimitado para dar lugar à futura Terra Indígena Guasu Guavirá, nas cidades de Guaíra, Altônia e Terra Roxa, próximas à fronteira com o Paraguai, se espalharam, ampliando a ocupação.
Vou conversar
O ministro Carlos Lupi (Previdência), presidente do PDT, recebeu o deputado Goura Goura (PDT-PR) e o ex-senador Roberto Requião (Mobiliza) que defendem aliança entre os dois partidos na disputa pela prefeitura de Curitiba. Lupi prometeu uma resposta até final de julho.
PL vê ofensa
O PL considerou ofensiva a fala do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD) que afirmou o ex-governador João Dória (SP) se insurgiu contra “as trevas do mal e da morte que desvalorizavam a vida” e banalizavam a pandemia, “qualificando (a covid) de gripezinha”.
ProUni
As inscrições para o processo do 2º semestre do Prouni poderão ser feitas entre os dias 23 e 26 de julho, segundo edital do Ministério da Educação Serão ofertadas mais de 243 mil bolsas para esta edição do programa. A inscrição deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições são gratuitas e os resultados com os pré-selecionados do Prouni do 2º semestre de 2024 serão divulgados no dia 31 de julho, em primeira chamada, e 20 de agosto, em segunda chamada.
Barbaridade
O Brasil registrou um crime de estupro a cada seis minutos em 2023. Com um total de 83.988 casos de estupros e estupros de vulneráveis registrados e um aumento de 6,5% em relação a 2022 o país atingiu um triste recorde, uma média um a cada seis minutos. As mulheres são a maioria das vítimas e os agressores estão, na maior parte das vezes, dentro de casa. Os dados são do 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Deixe um comentário