Referência em diversas especialidades na Região Oeste do Paraná, o Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), antigo Hospital de Itaipu, está completando, nesta segunda-feira (1.º), 45 anos de funcionamento.
O local foi inaugurado em 1.º de julho de 1979, na Vila A, para atender ao numeroso contingente de trabalhadores da hidrelétrica. Atualmente, além dos conveniados, o hospital recebe particulares e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Ao longo dos anos, o HMCC passou por diversas fases de modernização e expansão. O que começou como uma pequena unidade de saúde com algumas dezenas de leitos, para atender os operários durante a construção da Itaipu Binacional, hoje se transformou em um complexo hospitalar com mais de 200 leitos, tecnologias de ponta, um corpo clínico especializado e profissionais capacitados em mais de 40 diferentes áreas”, descreve a assessoria do hospital, em material enviado à imprensa.
Só nos últimos seis meses, foram quase quatro mil cirurgias, de várias especialidades e complexidades. O HMCC reportou ainda 2.174 partos, 60 mil atendimentos no centro clínico e 26 mil atendimentos no pronto-atendimento e no pronto-socorro.
O balanço também indica mais de 18 mil atendimentos na área de oncologia, com quase 2,5 mil pacientes em tratamento. Já o laboratório do hospital fez cerca de 700 mil exames, devendo fechar o ano com crescimento em relação a 2023.
Outra estrutura ligada ao HMCC é o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, que realizou 8.331 transfusões na área da 9.ª Regional de Saúde, que abrange a Terra das Cataratas e outros oito municípios.
Administrado pela Fundação de Saúde Itaiguapy, o hospital está passando por uma fase de expansão, com a reforma e a construção de alas, além da aquisição de equipamentos e de investimentos no constante aprimoramento dos colaboradores.
Foto:Assessoria
Com informações do HMCC
Deixe um comentário