A luta histórica das mulheres pela igualdade de direitos foi relembrada nesta sexta-feira (08), durante um café da manhã com as servidoras públicas da Prefeitura de Foz do Iguaçu. O encontro, realizado no auditório da Fundação Cultural, é promovido anualmente pela primeira dama e secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jerônymo e marca o Dia Internacional da Mulher.
Apesar de representar a maior parcela da população iguaçuense (51,5%), as mulheres ainda são minorias nos espaços de poder, recebem salários menores que os homens e precisam, na maioria das vezes, conciliar a vida profissional com a de dona de casa.
“O dia 8 de março é um dia de luta. Precisamos cotidianamente seguir lutando pela igualdade de direitos, pelo fim da violência contra as mulheres, pelos mesmos salários nas mesmas funções e ocupar mais espaços de poder”, comentou a primeira dama Rosa Maria Jerônymo Lima.
Além de relembrar as questões históricas, Rosa propôs as servidoras algumas reflexões sobre as inúmeras responsabilidades da mulher, seja com o trabalho, a maternidade, a casa. “Fazemos todos os dias um trabalho que não é valorizado e remunerado. E se deixássemos de fazer o que precisa ser feito por uma semana? Como seria se em uma semana nós deixássemos de varrer, passar roupa, limpar a casa, cuidar dos filhos?”, questionou.
Rosa também lembrou que as servidoras representam 72% do total de funcionários públicos do Município, e apesar dos avanços históricos na gestão – hoje com 9 mulheres secretárias, além de diversas diretoras e coordenadoras – ainda é preciso avançar.
leia a matéria completa:https://www5.pmfi.pr.gov.br/noticia.php?id=53335
Deixe um comentário