Nesta segunda-feira (16/10), o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, anunciou uma ação humanitária em apoio aos municípios paranaenses afetados pelas intensas chuvas que castigaram o Paraná nas últimas semanas. O evento no Salão Brasil da Prefeitura marcou o início da Campanha Solidária Enchentes 2023, iniciativa da Prefeitura de Curitiba, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil do Estado do Paraná, Fundação de Ação Social (FAS) e outros órgãos.
A campanha vai arrecadar donativos para moradores de cidades da Região Metropolitana de Curitiba e também de outros municípios paranaenses que necessitarem de apoio. Eduardo Pimentel expressou sua solidariedade às vítimas e às populações que enfrentam as consequências devastadoras das enchentes. Até o momento, a cidade já cadastrou 105 pontos de arrecadação dos donativos.
CLIQUE ABAIXO e saiba onde doar na sua regional:
Bairro Novo
Boa Vista
Boqueirão
Cajuru
CIC
Fazendinha/Portão
Matriz
Pinheirinho
Santa Felicidade
Tatuquara
“Curitiba é uma cidade metropolitana, temos atuado em conjunto com outros municípios em diferentes ações do poder público. Hoje, estamos formalizando esse apoio aos que mais precisam. Pedimos a ajuda da sociedade civil com alimentos, material de limpeza e higiene. É uma união de esforços”, explicou Pimentel.
No último sábado (14/10), a Defesa Civil de Curitiba, em conjunto com o Estado, mobilizou recursos e entregou a primeira carga humanitária para a cidade de Rio Negro, o município da Região Metropolitana de Curitiba mais afetado pelas enchentes. A carga continha cestas básicas, roupas, agasalhos e material de limpeza, aliviando em parte o sofrimento da comunidade local.
Segundo Pimentel, apesar do volume expressivo de chuvas que atingiu a capital paranaense nos últimos dias – cerca de 312 mm – a cidade resistiu bem. “A Prefeitura de Curitiba investiu massivamente na macrodrenagem e limpeza dos rios que suportaram bem o grande volume de água. Além dos investimentos no monitoramento com as dez estações meteorológicas que nos ajudaram nas ações de prevenção com as equipes das regionais atuando de forma proativa, orientando e auxiliando a população”, afirmou o vice-prefeito.
Como vai funcionar
Todo o material arrecado por Curitiba será destinado aos municípios que precisam pela Defesa Civil do Estado, responsável pela logística.
“É muito bom estar em Curitiba e verificar a estrutura que a cidade dispõe para enfrentar essas situações de emergência. Hoje, no Paraná, temos 57 municípios afetados pelas chuvas e 19 em situação de emergência desde o início do mês. Agradecemos pela parceria e pelo apoio”, disse o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Raimundo Schünig.
A iniciativa conta com a colaboração de diversas entidades e órgãos públicos, como a FAS, as secretarias de Segurança Alimentar e Nutricional, do Governo Municipal (Administrações Regionais), do Esporte, Lazer e Juventude e de Desenvolvimento da Região Metropolitana e a Guarda Municipal de Curitiba.
São 105 postos de arrecadação na cidade de Curitiba, contando com espaços do município e também da rede de supermercados Condor. A população pode ajudar com doações de roupas, alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza e outros recursos que possam auxiliar as famílias afetadas.
Participaram os secretários municipais Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito), Leverci Silveira (Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba), Luiz Guzi (Segurança Alimentar) e Carlos Eduardo Pijak Junior (Esporte, Lazer e Juventude); o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Junior; a superintendente da FAS, Melissa Cristina Alves Ferreira; os administradores regionais e representantes de demais órgãos da Prefeitura de Curitiba.
Fonte:Prefeitura de Curitiba / Foto: José Fernando Ogura/SMCS
Deixe um comentário