O espumante Poty Lazzarotto Brut, da Vinícola Araucária, de São José dos Pinhais, acaba de ser premiado com medalha de ouro no 13° Concurso do Espumante Brasileiro, realizado em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, e promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE).
A edição deste ano foi a maior da história. Cinquenta e quatro degustadores provaram 505 amostras de 93 vinícolas de oito estados brasileiros, em conformidade com as normas internacionais estabelecidas pela Organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV).
Na elite
O enólogo Marcos Vian, da Vinícola Araucária, acompanhou todo o concurso, disse que o Poty Lazzarotto Brut “está na elite do espumante brasileiro”, diante do alto nível de qualidade apresentado pelas amostras concorrentes.
Segundo ele, “este concurso não dá mais margem para o amadorismo”, pois “o nível de concorrência foi muito grande”, significando que os espumantes premiados “ganharam nos detalhes”.
As amostras avaliadas eram de espumantes produzidos por meio de variados métodos e disponíveis comercialmente em categorias distintas: espumantes de segunda fermentação (métodos Charmat e Tradicional ou Champenoise) e espumantes de primeira fermentação (Moscatéis).
Elaborado pelo método Champenoise com uvas chardonnay (70%) e pinot noir (30%), de vinhedo próprio da Araucária, o Poty brut é um vinho espumante refinado, maduro e complexo. Versátil, ele pode ser servido antes das refeições, ou acompanhando entradas, saladas, quiches, pratos de sabor leve e delicado, como peixes e frutos do mar. É especialmente indicado para acompanhar aves de caça como perdizes.
Deixe um comentário