Aberta há 54 dias, a Pirâmide Solar do Caximba é destaque no site do C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática), que reúne as melhores iniciativas das cidades no combate às mudanças climáticas. O prefeito Rafael Greca inaugurou a Pirâmide Solar do Caximba no aniversário dos 330 anos da cidade, no dia 29 de março.
O site do C40 explica para os leitores do mundo a solução adotada por Curitiba para gerar energia limpa. “Um projeto histórico que representa a primeira usina solar a ser construída em um antigo aterro sanitário da América Latina”, enaltece o título da matéria da publicação internacional.
O projeto da Pirâmide Solar do Caximba recebeu apoio da rede C40, que reúne cidades de todos os continentes, como Nova Iorque, Paris, Chicago, Londres, Madri.
Para o prefeito Rafael Greca, o reconhecimento da Pirâmide Solar do Caximba no site do C40 mostra como Curitiba acertou em executar o projeto. “Curitiba une planejamento e ações concretas para ser referência no trabalho pelo meio ambiente e em prol do futuro do planeta, desde a criação da Pirâmide Solar do Caximba à volta da Família Folhas. É urgente que todas as cidades tenham ações para reduzir a emissão de gases e temos dado exemplos de que é possível começar já”, destacou o prefeito.
De acordo com o texto do site do C40, a Pirâmide Solar do Caximba “serve como um exemplo para as cidades do Brasil e da América Latina de como fornecer energia limpa e acessível, ao mesmo tempo em que reduz a dependência de uma cidade de uma rede de energia urbana que geralmente depende de combustíveis fósseis.”
Fonte: Prefeitura de Curitiba / Foto: José Fernando Ogura/SMCS.
Deixe um comentário