O cartão já é opção de pagamento da maioria dos 81 mil dos passageiros/dia destas linhas. Somente 3,56% pagam com dinheiro.
Praticidade
Desde março de 2020, a Urbs vem ampliando o número de linhas que aceitam exclusivamente cartão como pagamento, processo que foi acelerado em 2022 e que se encerra com esta última etapa, com todas as 242 linhas da capital.
Lembrando que as estações-tubo e terminais continuam aceitar dinheiro, além de cartões.
Menos assaltos
Considerado mais prático e seguro, o cartão ajuda a dar velocidade no embarque, além de diminuir a circulação de dinheiro nos veículos, o que inibe assaltos e roubos.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que o pagamento por meio eletrônico vem ajudando a reduzir o número de assaltos no transporte coletivo. Entre 2019 e 2022, o número de ocorrências caiu 87%.
Agendamento
A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita. Para fazer o cartão, o usuário deve agendar atendimento e depois comparecer nas unidades da Urbs nas Ruas da Cidadania.
Fazer o cartão é rápido e fácil. É necessário levar ao local de atendimento documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço.
No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.
Todas as unidades trabalham das 12h30 às 18h30 em dias úteis.
Fonte: Xv Curitiba /Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Deixe um comentário