Cerca de 33% dos paranaenses, quase dois milhões de pessoas, trabalham de maneira informal no estado, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo demonstra que um a cada três trabalhadores está no mercado de trabalho, mas não possui vínculo empregatício com a empresa.
Os profissionais informais estão atuando no setor privado, mas sem carteira assinada ou trabalham por conta própria, sem CNPJ. Isso resulta na ausência de alguns benefícios como fundo de garantia, aposentadoria, seguro desemprego, entre outros.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, com os eventos de final de ano e a Copa do Mundo, muitas oportunidades de trabalho foram geradas, porém, os empresários estão com dificuldade em encontrar empregados formais para preencher as vagas.
Muitos comerciantes estão se unindo para realizar mutirões de emprego e criando condições de trabalho e remunerações mais atrativas para os candidatos.
Os dados da Agência do Trabalho apontam que o Paraná tem 12 mil vagas abertas, para empregos formais, neste mês de dezembro.
Fonte: Band News/ Foto:Gilson Abreu/AEN
Deixe um comentário