O prefeito Chico Brasileiro e o vice-prefeito delegado Francisco Sampaio receberam, na manhã desta segunda-feira (26), representantes do setor de eventos de Foz do Iguaçu. Eles apresentaram um requerimento de retorno das atividades e tiveram a garantia da Prefeitura de Foz do Iguaçu de que será elaborado um plano de retomada gradativa dos eventos, com todos os cuidados necessários para evitar a transmissão da Covid-19.
A retomada dos eventos, de acordo com os representantes, visa tentar a recuperação do setor, um dos mais prejudicados pela pandemia. Eles entendem e se comprometem, no entanto, com a necessidade de seguir todos os protocolos sanitários para dar segurança aos participantes dos eventos.
A diminuição dos casos de infecção por coronavírus possibilitou a flexibilização de algumas medidas restritivas por parte da Prefeitura, mas ainda existe a preocupação com o número de internamentos e de mortes. O receio é também que uma grande flexibilização possa acarretar em um novo aumento do número de casos.
A expectativa do Município é que, com o avançar da vacinação contra a covid-19, essas medidas possam ser tomadas com mais segurança. Até sábado (24), Foz do Iguaçu aplicou 57.965 doses, sendo que 20.368 pessoas já receberam as duas doses; de um total de 63.976 vacinas recebidas até o momento.
Na reunião, o prefeito ouviu as reivindicações da categoria de eventos e explicou que, semanalmente, a situação epidemiológica do município é avaliada a fim de embasar decisões sobre as medidas restritivas. Ele disse que, até o final desta semana, deve ter uma decisão sobre um planejamento para o setor, a partir de análise feita em conjunto com a Vigilância Epidemiológica.
“A tendência é que possamos autorizar os eventos, com algumas restrições, e que sejam liberados com aval prévio da Secretaria de Turismo e Projetos Estratégicos e também da Vigilância, que irá avaliar o plano de segurança sanitária de cada um deles”, explicou Chico Brasileiro.
Também participaram da reunião os secretários de Transparência e Governança, José Elias de Castro Gomes; e de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.
Deixe um comentário