Arquivos

Categorias

Chico Brasileiro retoma política ambiental e Foz do Iguaçu hoje é modelo no Brasil

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou nesta quinta-feira, 29, a retomada da política ambiental com a implantação de uma pasta específica e que hoje Foz do Iguaçu é um dos melhores modelos na área exemplo para outras cidades. “Quando assumimos a prefeitura não havia mais a Secretaria de Meio Ambiente, teve governante que esteve por dois mandatos na prefeitura e extinguiu a secretaria, destruindo a política ambiental de Foz do Iguaçu”, afirmou;

Chico Brasileiro disse as ações foram reestruturadas na criação da nova Secretaria do Meio Ambiente. “Foram criados cargos técnicos, para a contratação de engenheiros ambiental e químico, geólogos, realizou-se concurso para inserir no quadro de colaboradores os profissionais da área de  engenharia agrônoma e biologia. Elaboramos planos norteadores fundamentais de políticas ambientais e com a parceria de conselhos e de outras  instituições atualizamos a política municipal de educação ambiental e de meio ambiente, que estavam desatualizada desde 1993”.

A secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, reitera que Chico Brasileiro investiu em cada uma das nove divisões que integram a pasta e que todas ações, programas e melhorias implementados consagraram resultados positivos nunca antes alcançados. “Esse resultado foi alcançado graças ao comprometimento da gestão municipal e de toda equipe, que se dedicou a valorizar o meio ambiente existente em Foz.  Prova da realização desse trabalho de excelência está nos relatórios anuais, produzidos desde 2017, disponíveis no portal da transparência do município”.

Coleta seletiva

Chico Brasileiro destaca, com orgulho, do Programa Coleta Seletiva, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente. “Nosso programa de coleta seletiva é um dos melhores modelos do país. Investimos na destinação correta do material reciclável, além de benefício para o meio ambiente também geramos empregos para dezenas de antigos catadores”.

O programa, implantado em junho de 2018, mudou a forma da população fazer o descarte de resíduos, melhorando a geração de renda dos agentes ambientais e contribuindo para o aumento da vida útil do aterro sanitário.

Hoje, a coleta seletiva atende 100% de cobertura das áreas urbanas e rurais, para atingir toda a cidade a prefeitura investiu R$ 17 milhões na compra de equipamentos, caminhões equipados com GPS para conferência no portal da transparência, reformas e ampliação dos centros de triagem. Cerca de 100 pessoas trabalham direto ou indiretamente com a cooperativa.

A coleta seletiva acontece de segunda a sexta-feira em todas as regiões de foz do Iguaçu. As equipes se deslocam em caminhões e recolhem o material de casa em casa. Podem ser encaminhados para a coleta seletiva papel, vidro, plástico e metal.