Um dos grandes obstáculos na burocratização de abertura de empresas é a retirada de alvarás. Um entrave para que Curitiba avance e gere mais empregos. Diante disso, o candidato a prefeito, Fernando Francischini, propõe a criação do “Curitiba Fácil”, um programa que prevê a liberação de até 80% dos alvarás da prefeitura em apenas meia hora.
Segundo o candidato, isso é possível com a união dos órgãos de fiscalização que liberam a documentação. “A vigilância sanitária, corpo de bombeiros, urbanismo, órgão de trânsito e tantos outros vão trabalhar num mesmo ambiente, podendo realizar vistorias integradas quando necessárias”, explica.
Dessa maneira, a administração pública poderá reunir todos os esforços para que os documentos sejam emitidos em tempo adequado, possibilitando, inclusive, a liberação de 80% das solicitações de alvarás em até 30 minutos. E as demais demandas ainda terão como meta maior agilidade e resultado.
A gestão de Francischini abordará o tema com inteligência, ou seja, com um sistema 100% digital, aberto e com monitoramento de prazos e documentos. Toda a burocracia do ente municipal será revista e reduzida às questões básicas.
Servidor público voltará a ser valorizado
Além das modificações nos marcos legais que o Curitiba Fácil será capaz de fazer, outra questão fundamental de sua implantação é a valorização do servidor público, que poderá auxiliar o cidadão.
“O servidor será um grande facilitador desse processo de transformação. Ele será um agente de mudanças, peça fundamental para as transformações, valorizado pelos seus resultados”, conclui o candidato.
Foto: Hedeson ALves
Deixe um comentário