Cascavel deu mais um passo na retomada econômica nesta quarta-feira (29) ao se integrar à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), considerada um avanço tecnológico para a implantação de novas empresas.
O prefeito Leonaldo Paranhos destacou, durante a solenidade, que o momento é de união para fortalecer as atividades econômicas. Ele lembrou que a integração à Redesim já era estudada em 2017, mas que por sugestão da classe contábil, optou-se para efetivar o serviço mais tarde, o que está ocorrendo agora.
A Redesim é um sistema integrado desenvolvido que permite abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Alcione Gomes, disse que essa implantação é só a primeira fase e até o fim do ano todo o processo estará concluído. O sistema estará integrado com a Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros. “Teremos a possibilidade de abrir uma empresa 100% sem sair do escritório”, explicou.
“A implantação da Redesim vai agilizar bastante a vida dos nossos empresários, das empresas e indiretamente dos trabalhadores”, observou Jovane dos Santos Borges, delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.
Já Adir Mattioni, gestor de projetos do Sebrae, disse que é muito importante a conexão entre os entes federativos, integrando os processos para abertura, alteração ou baixa de empresas. Segundo ele, o sistema trará velocidade por ser automatizado e integrado. “O maior beneficiado nisso é o empreendedor, lá na ponta, que muitas vezes se vê acuado com burocracia. Com Rede Simples ele tem agilidade em tempo e economia no espaço”, observou.
Deixe um comentário