Em União da Vitória, a prefeitura já oferece o tratamento de equoterapia para 30 pessoas, serviço realizado através da parceria com a Apae e Rancho Equoterapia. O transporte de mais da metade dos pacientes é feito pela van adaptada da Secretaria de Esportes. “Esse projeto é excepcional! Ajuda muito essas pessoas com deficiência física”, destaca o coordenador do projeto paralímpico, Edenilson Godoy.
De acordo com Gisele Vicense, fisioterapeuta do projeto, a função da equoterapia é trazer mais qualidade de vida para esses pacientes. “Por meio do cavalo conseguimos disponibilizar as funções locomotoras que eles não têm. Andar a cavalo traz relaxamento, aumento do tônus muscular, melhora do funcionamento da digestão e circulação para esses pacientes”, destaca.
Chaiane é paciente da equoterapia. A mãe dela, dona Nair, diz que ela adora participar do projeto. “Ela adora vir para cá. Fica muito emocionada e feliz. Sem contar que o equilíbrio dela melhorou bastante, a parte psicológica também. Com certeza é um projeto muito importante”, destaca.
O prefeito Santin Roveda (PL) é apoiador do programa e, de vez em quando, faz uma visita aos alunos. “É um orgulho para gente ter um projeto como este na nossa cidade. Ele serve de referência para muitos outros municípios. Nossa intenção é contribuir para que a nossa população tenha uma vida cada vez melhor”.
Deixe um comentário