Encontro aconteceu na sexta-feira (22) em Cascavel; No primeiro dia, Rede Cidade Digital certifica 16 Prefeitos Inovadores
Soluções para tornar os serviços públicos mais eficientes foram tratadas por prefeitos e gestores públicos no congresso que finalizou na sexta-feira (22), na Agrotec/Fundetec, em Cascavel, durante o 7º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Prefeitura de Cascavel, por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel (Fundetec).
Como lembrou o diretor de Tecnologia de Criciúma (SC), Tiago Pavan, que abriu as atividades do Congresso, nesta quinta-feira (21), nunca se falou tanto em transformação digital, seja na esfera pública ou privada, mas que para isso acontecer, segundo ele, é preciso uma mudança de comportamento, na forma de agir e pensar a gestão pública, colocando o cidadão no centro das ações. “O nosso cidadão é um agente de mudança. Ninguém melhor do que ele sabe o que tem que melhorar na nossa cidade”, disse Pavan, destacando também a necessidade de inserção de aulas de robótica, empreendedorismo e línguas estrangeiras nas escolas para que o país comece a criar uma cultura diferenciada.
No município anfitrião, Cascavel, as aulas de robótica já são realidade em 18 escolas da rede municipal. A iniciativa, entre outras desenvolvidas pelo município, rendeu ao chefe do Executivo, Leonaldo Paranhos, o título de Prefeito Inovador. Além dele, outros 13 prefeitos foram homenageados nesta quinta. Paranhos aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância do Congresso para o compartilhamento de projetos entre os municípios. “As dificuldades que temos são parecidas. O que precisamos é integrar os serviços, aproveitar o que temos e o encontro favorece a troca de informações”, disse o prefeito.
O presidente da Celepar, Leandro Victorino, falou da meta do Governo do Estado em tornar um Paraná Inovador. “A diretriz que o governador nos deu é transformar o Paraná em um Estado mais inovador, moderno e menos burocrático do país. E ver essa iniciativa do município fazendo eventos de tecnologia, falando de várias áreas, ainda mais falando de um município que tem uma grande vocação para o agronegócio, que é o nosso forte, é fantástico para melhorarmos as entregas”, ressaltou.
O Congresso também traz uma feira de serviços para as Prefeituras. O foco, ressalta o diretor da RCD, José Marinho, é possibilitar o acesso a soluções que garantam maior eficiência de gestão. “Ferramentas para aumento de arrecadação, soluções em nuvem, tecnologias para Segurança, Educação, Saúde, Comunicação, entre outras áreas, estarão disponíveis aos municípios durante o Congresso”.
Confira a relação dos Prefeitos Inovadores 2019
Apucarana – Investimento em Tecnologias na Educação
Cascavel – Inovação na Educação – Robótica Educacional
Chopinzinho – Sistema de Tramitação Eletrônica de Processos
Foz do Iguaçu – Programa RP Saúde
Jaguariaíva – Tecnologia na Educação
Londrina – Cidade Iluminada
Palotina – Cidade Segura Palotina
Missal – Informatização dos setores da Saúde
Marialva – Marialva + Digital
Quatro Barras – Fibra Óptica nas Comunidades Rurais
Ribeirão Claro – Ampliação da Internet Ribeirão Claro
São Tomé – Sistema de Nota Eletrônica
Sarandi – Atendimento da GM via Whatsapp
Telêmaco Borba – Programa Cidade Vigiada
Deixe um comentário