União da Vitória, no Sul do Estado, é a melhor cidade paranaense ranqueada no sistema de educação medido pelo relatório Urban System para o Connected Smart Cities. O recorte é composto por 12 indicadores: oito de educação, dois de tecnologia e inovação e dois de economia. “Estamos atuando de maneira muito inovadora na educação, transformando o jeito de fazer política. E o resultado é esse: alunos, pais, professores, diretores e a comunidade aprovando os investimentos na área. É a melhor recompensa”, disse o prefeito Santin Roveda (PL).
No ranking, medido em nível nacional, União da Vitória ocupa a nona colocação com 4,744 pontos. As próximas duas cidades parananenses melhores ranqueadas são Irati (75º lugar com 4,218) e Pato Branco ( 76º lugar com 4,211 pontos).
A nota máxima neste recorte é de 10 pontos, composto pelos seguintes pesos: 0,5 pontos para os indicadores de tecnologia e inovação e economia; um ponto para os indicadores concebidos de educação.
Gestão pública – São dois os novos indicadores baseados na ISO 37122 utilizados no recorte de educação: percentual da força de trabalho ocupada em ocupações nos setores de educação e pesquisa e desenvolvimento, número de computadores, laptops, tabletes ou outros dispositivos digitais de aprendizagem disponíveis.
No total, os recortes são sobre 10 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, saúde, educação, empreendedorismo, governança, economia e segurança. O eixo de educação teve uma nova metodologia de medição que focou em indicadores da educação e gestão públicas, retirando o impacto da gestão privada sobre parte dos indicadores de qualidade e gestão.
“Os recortes são válidos e extremamente relevantes para entender os destaques das cidades, no âmbito de cidades inteligentes, em cada um dos dez eixos”, diz o relatório da Urban System.
Obras – Na última semana, o prefeito Santin Roveda lançou o programa União em Transformação, que entre outros investimentos, prevê a revitalização de escolas e creches (Cmeis).
Ainda em setembro, através do programa Reforma Rápida, Santin Roveda, entregou as obras da escola Fruma Ruthenberg, no Bairro Cidade Jardim, e outras seis reformas estão em execução, entre elas, a das escolas David Carneiro (Bairro São Joaquim) e Professor Serapião (Praça Coronel Amazonas).
“Por meio do Programa Reforma Rápida, promovemos uma verdadeira transformação na infraestrutura das escolas e Cmeis (creches), atendendo toda comunidade escolar de União da Vitória”, completou Santin Roveda.
Deixe um comentário