A nova diretoria da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados tomou posse, nesta terça-feira (21), na Câmara dos Deputados. O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) assumiu a presidência do colegiado.
O parlamentar terá a responsabilidade de coordenar as ações da Frente no próximo ano. O objetivo é consolidar os direitos desses municípios com novas alternativas econômicas para os lagos gerados pelas usinas como, por exemplo, a geração de pescados em tanques-rede, a pesca esportiva, turismo e lazer.
Sérgio Souza disse estar honrado em presidir a frente, já que trabalha em prol dos municípios sedes desde 2013. “Teremos grandes desafios pela frente e começaremos com muito trabalho para que possamos avançar ainda mais nessa pauta que é justa, muito justa”, enfatizou.
Para o novo presidente, ter áreas alagadas traz prejuízo, mas também oportunidades. “Os municípios alagados têm oportunidade de desenvolver o turismo na região e de investir na aquicultura. Isso ainda não está sendo utilizado da maneira correta”, comentou Sérgio Souza.
O deputado paranaense lembrou, ainda, que o país tem a maior costa marítima do planeta e que ainda importa 60% do pescado que consome. “Temos 12% da água de superfície do planeta, temos áreas alagadas por hidrelétricas praticamente em todas as unidades federativas do Brasil, e mesmo assim importamos pescado. Uma vergonha”, destacou.
O presidente da Associação Nacional dos Municípios Sede de Usinas Hidroelétricas (Amusuh), Lucimar Salmória, a Frente Parlamentar só tem a ganhar com a coordenação de Sérgio Souza. “Com certeza o deputado vai capitanear grandes batalhas no comando desta Frente. Estamos muito bem representados e estamos juntos nessa empreitada”, concluiu.
Outras atuações
Eleito para o segundo mandato de deputado federal, Sérgio Souza se destaca na Casa e é eleito para assumir várias frentes de trabalho no parlamento. Atualmente, é presidente da Comissão de Finanças e Tributação, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Municípios Sedes de Usinas e Alagados, vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, secretário-geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) e relator da MP 867/18, que prorroga o prazo de adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) até 31 de dezembro de 2020.
Deixe um comentário