A governadora Cida Borghetti assinou nesta segunda-feira, 20, o decreto de promoção de 1,4 mil policiais militares no Paraná: 798 soldados foram promovidos a cabo e 602 cabos passam a 3º sargento. “É uma medida que valoriza nossos policiais e bombeiros militares, para que exerçam suas funções com ainda mais disposição. A possibilidade de ascensão cria novo estímulo para que permaneçam mais tempo no serviço ativo”, afirmou a governadora Cida.
A promoção está prevista na lei 19583/18 que criou condições de avanço na carreira de cabos e soldados (praças) da Polícia Militar. A nova lei alterou a lei 5940/69, que regula a promoção das praças. Com esta alteração, com o curso de formação os soldados, as praças podem chegar a terceiro sargentos sem necessidade de outros cursos, colocando-os em promoção automática, desde que preencham todos os requisitos.
Para a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha, a medida preenche um vácuo na carreira dos profissionais. “Eles podem projetar suas carreiras”, disse ela. “A lei que regulava a matéria era muito antiga e precisava ser modernizada, tendo em vista a evolução da sociedade e das estruturas organizacionais do Governo do Estado e da própria Polícia Militar”, afirmou.
Deixe um comentário