Arquivos

Categorias

Mais um suplente pode ganhar cadeira definitiva na bancada do Paraná

Uma eventual condenação do deputado federal Nelson Meurer (PP-PR) pode provocar mudanças na bancada do Paraná. Meurer será julgado pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) no próximo dia 15, pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, no âmbito da Operação Lava Jato. Ele nega ter cometido crimes. Na ação penal, o Ministério Público Federal pede, entre outras coisas, a “decretação da perda da função pública para o condenado detentor de mandato eletivo”, o que, na prática, abriria espaço para um novo parlamentar na bancada do Paraná, a menos de um ano do fim da atual legislatura.

O suplente Reinhold Stephanes (PSD) é o próximo da fila na coligação formada por PSDB, DEM, PR, PSC, PTdoB, PP, SD, PSD e PPS. Atualmente, em função da licença do deputado federal Dilceu Sperafico (PP), que assumiu a Casa Civil de Cida Borghetti (PP) no governo do Paraná, Stephanes já exerce a suplência. Se, eventualmente, Meurer foi afastado do mandato, Stephanes assume uma cadeira de forma definitiva. As informações são de Catarina Scortecci, no De Brasília da Gazeta do Povo.

Nas urnas de 2014, Meurer fez 106.478 votos; Stephanes fez 78.064.

O primeiro suplente da mesma coligação já ganhou uma cadeira própria: Osmar Bertoldi (DEM) assumiu o mandato de forma definitiva com a renúncia de Marcelo Belinati (PP), eleito prefeito de Londrina em 2016.

A atual legislatura termina no final de janeiro de 2019. Tanto Meurer quanto Stephanes já sinalizaram que não pretendem disputar um novo mandato, nas eleições de outubro.