A 22ª edição do projeto Agrinho promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) será homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná. O requerimento para entrega de uma Moção de Aplauso, apresentado pelo deputado Nereu Moura, líder da bancada do PMDB, foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira (23).
Mais de 1,5 mil são esperados para a final do concurso nesta segunda-feira (30), no Expotrade em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “É uma honra ter a oportunidade de reconhecer um programa que tem um grande alcance social como o Agrinho, que envolve estudantes das redes pública e privada de todo o Paraná”, disse Nereu Moura.
A final vai premiar 314 estudantes, professores, dirtores de escolas, secretários municipais de Educação e chefes de núcleos de Educação.
O Agrinho 2017, que tem como tema “As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo”, recebeu a inscrição de mais de 5,6 mil projetos entre desenhos, redações e experiências pedagógicas.
Novidades
Para a edição deste ano, foram incluídas algumas novidades, como a categoria Agrinho Solos. Também a inclusão do Núcleo Regional possibilitou a união do Agrinho e o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo). A proposta é trabalhar a consciência das futuras gerações sobre a importância da conservação de solo e água, iniciativa encampada pela Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab) e outras instituições, como o Sistema FAEP/SENAR-PR.
O concurso abrange as categorias “Desenho”, para alunos da Educação Especial e 1° Ano do Ensino Fundamental; “Redação em prosa ou verso”, para estudantes do 2° ao 9° Ano do Ensino Fundamental; “Experiência Pedagógica”, para professores; “Relato Escola Agrinho”, para as instituições escolares; “Relatório Município Agrinho”, para secretarias municipais de educação; e o “Relato do Núcleo Regional de Educação”.
Panorama
O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR, resultado da parceria entre várias instituições públicas e privadas. Durante o ano são realizadas atividades nas escolas tendo como apoio o material pedagógico para os professores, com embasamento teórico e material paradidático aos alunos divididos por série onde estão incluídas a Educação Especial e Educação Infantil.
A iniciativa busca desenvolver junto aos estudantes ações que despertem a consciência de cidadania e o acesso às informações de saúde, cultura, ética, trabalho e consumo e preservação do meio ambiente. O eixo de trabalho é a pedagogia da pesquisa, na qual o aluno busca a informação e o professor atua como um facilitador da aprendizagem.
Desde sua criação, o programa se consolida como instrumento eficiente na operacionalização de temáticas de relevância social da contemporaneidade dentro dos currículos escolares. Especialistas qualificados de renome nacional e internacional, de diversos grupos de pesquisa que trabalham em rede, fundamentam as informações que compõem o material didático preparado com exclusividade.
São parceiros do FAEP/SENAR no Agrinho os sindicatos rurais, prefeituras, Banco do Brasil, Itaipu Binacional; Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Positivo (UP); Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro); Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab); Tribunal Regional do Trabalho; Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Dow AgroScience, Regional do Trabalho e Emprego no Paraná, Procuradoria e Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; e Ministério do Trabalho e Emprego. Cópia do requerimento será enviada ao presidente da FAEP, Ágide Meneguette.
Parabéns à FAEP/SENAR por mais essa edição do Agrinho. Parabéns aos participantes e ao deputado estadual Nereu Moura, um defensor e incentivador dessa iniciativa.