O ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou linhas de crédito para financiar Santas Casas e hospitais filantrópicos. Serão ofertados R$ 10 bilhões em financiamentos operados pelo BNDES, Caixa e Banco do Brasil, ao longo dos próximos cinco anos.
“Com a linha de crédito, as entidades filantrópicas passarão a ter mais tranquilidade para condução deste trabalho tão importante”, enfatizou o ministro da Saúde Ricardo Barros, durante a cerimônia de sanção da lei que estabeleceu o Programa de Financiamento Específico para Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos que atendem o SUS (Pró-Santas Casas), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.
A rede filantrópica engloba um universo de 1.708 hospitais que prestam serviços para o SUS. São responsáveis por 49,35% do total de atendimentos no SUS.
Os recursos podem ser utilizados para reestruturação patrimonial das entidades que se encontram em crise financeira ou incremento do capital de giro nos próximos cinco anos. Serão liberados R$ 2 bilhões anuais consignados no Orçamento Geral da União. Inicialmente, o programa terá duração de cinco anos, começando em 2018 e terminando em 2022.
Deixe um comentário