Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 22

Nova jornada
O Tribunal de Justiça manteve ontem (21), a determinação do Estado que redimensionou a jornada dos professores estaduais do preparo de aulas e correção de trabalhos e provas de sete para cinco horas semanais para 20 horas semanais. A Secretaria Estadual de Educação leva em conta que os professores são contratados para cargas de “20 horas no relógio” e não “20 horas/aula”. “Está mantida a resolução da Secretaria de Educação, que fez uma interpretação da lei sobre o assunto”, disse o procurador-geral do Paraná, Paulo Sérgio Rosso, à Gazeta do Povo.

Jornada II
Rosso destaca que, do ponto de vista do governo, o importante era não causar alterações consideráveis na jornada de trabalho no meio do ano letivo, o que poderia interferir na vida dos estudantes. Caso não haja decisão judicial em contrário, o governo estadual pretende manter o mesmo modelo de distribuição de aulas para o ano que vem.

Em queda
O Paraná registrou, nos primeiros seis meses de 2017, o menor número de homicídio dos últimos dez anos para o período, com 1.041 casos. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública, que iniciou o levantamento em 2007. Desde o início do trabalho estatístico, o menor número registrado era o de 2015, com 1.222 casos.

Na rede
Viralizou na rede social vídeo publicado pela presidente nacional do PT, a senadora Gleisi Hoffmann, mostrando parte da caravana do ex-presidente Lula (PT) pelo Nordeste. De nada adiantou a tentativa de camuflagem de Gleisi. “O que se viu: um verdadeiro fracasso. Só alguns militantes e outros gatos pingados”, anotou o blogueiro Fernando Tupan.

Comunicação
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, por unanimidade na última semana, projeto de lei da deputada Claudia Pereira (PSC) que obriga hospitais públicos e privados, de registrar e comunicar imediatamente o nascimento de crianças com deficiência intelectual e múltipla às instituições, entidades e associações especializadas que desenvolvem atividades com pessoas nestas condições. O relator que deu parecer favorável a matéria, foi o deputado Pastor Edson Praczyk (PRB).

Em Foz
Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2018, os pré-candidatos ao Governo do Estado continuam firmes no trecho. Em Foz do Iguaçu, na abrertura da Conferência das Cidades na última semana, dois dos principais nomes para sucessão do governador Beto Richa (PSDB), acabaram se encontrando. A vice-governadora Cida Borghetti (PP) e Ratinho Junior (PSD) se cumprimentaram cordialmente e, segundo quem presenciou a cena, demonstraram um bom entrosamento.

No Senado
Com a eventual expulsão do senador Roberto Requião do PMDB, o ex-governador Orlando Pessuti tem tudo para colocar seu antigo projeto para funcionar. Pessutão nunca escondeu de ninguém o desejo de disputar uma eleição para o Senado.

Senado II
“O PMDB vai voltar aos verdadeiros peemedebistas e não aos oportunistas e autoritários que tomaram conta do partido sem o respaldo das bases no interior do Estado”, disse Pessuti, deixando claro que Requião sempre foi o empecilho para seu plano eleitoral.