“A transparência, que o cidadão brasileiro cobra de todas as suas instituições, deve chegar também às universidades estaduais”. A declaração foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), ao receber hoje (7) um grupo de alunos de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa em seu gabinete.Traiano lembrou que a transparência é praticada na Assembleia, através de mecanismos que permitem o acesso de todas as contas, salários e licitações. A Casa também está aberta para visitas e questionamentos. Disse que recebe cerca de 60 alunos de escolas e universidades por dia e que considera essa a abertura fundamental. “Só se vai mudar conceitos quando a sociedade conhecer bem como funciona o parlamento e como atuam os seus representantes. Estamos fazendo a nossa parte para permitir o mais amplo acesso a Assembleia”.
Para Traiano a transparência na Assembleia foi conquistada através de um processo longo e complexo, vencendo resistências. Um processo semelhante deve acontecer nas universidades estaduais, que, muitas vezes, resistem a se abrir a fiscalização da sociedade. Lembrou que, hoje, “não se faz nada aqui sem que o Ministério Público tome conhecimento. O ensino superior deve passar por um processo de transparência semelhante ao do Legislativo”.
Traiano destacou que estabelecer um sistema que permita a sociedade uma maior fiscalização das universidades é necessário. “O custo pago pelos paranaenses pelo seu ensino superior é muito alto. O Paraná é o único estado que tem sete universidades estaduais. Então, é preciso que o contribuinte, que paga essa conta, tenha todas as condições de fiscalizar esses recursos”.
Deixe um comentário