Arquivos

Categorias

Programa Estadual Família Paranaense atende 134 famílias em Palmas

familia paranaenseO Programa Estadual Família Paranaense tem cadastradas, em Palmas, 134 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, do Governo do Estado, atua na cidade desde 2013, informa a psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Jully Francielli Cesca.

As famílias cadastradas, segundo Jully Cesca, estão espalhadas nos bairros, vila rural e assentamentos de Palmas. O programa propõe o acompanhamento das mesmas por dois anos, e tem como meta desenvolver sua autonomia, proporcionando melhoria em suas condições de vida.

Para isso, é realizado um conjunto de ações intersetoriais planejadas, segundo a necessidade de cada uma e as especificidades do território onde reside. Estão envolvidos no atendimento intersetorial com as famílias as políticas de saúde, educação, habitação, assistência social, indústria e comércio, agricultura e trabalho e emprego.

Ainda no trabalho intersetorial, há reuniões do Comitê Local do Família Paranaense, na atuação estratégica para o enfrentamento das vulnerabilidades. A relação dessas famílias, com maior índice de vulnerabilidade social, se dá pelas informações do CadÚnico.

A partir disso, elas são localizadas e participam do acompanhamento familiar se houver interesse. Em caso positivo, o acompanhamento ocorre não só as áreas envolvidas e com ações para enfrentamento das vulnerabilidades e desenvolvimento autonomia familiar.