Nesta sexta-feira (28), em Londrina, o governador Beto Richa autorizou que a gestão da fábrica de tubos de concreto de Arapongas passe ao Cindepar, em parceria com o Instituto Águas do Paraná. A medida vai diminuir custos na construção de galerias pluviais ao consórcio que reúne 123 cidades.“Os prefeitos reconhecem o caráter municipalista da nossa gestão, pois apoiamos as iniciativas das prefeituras e dos consórcios e fazemos investimentos”, afirmou Richa.No mesmo encontro, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, repassou aos municípios equipamentos como usina de asfalto, veículo picape, tanques pipa, caminhões, pá carregadeira, rolo compactador. O maquinário, usado em obras urbanas, foi adquirido pelo Ministério da Integração Nacional. O valor soma R$ 2,9 milhões, recursos assegurados por emendas do deputado federal Alex Caniani e do senador Álvaro Dias.
Os 123 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Paraná busca modernizar a infraestrutura urbana, principalmente asfalto, e ao comprar insumos em alta escala, consegue negociação melhor e repassa o material às prefeituras a preços entre 50% e 70% menores do que os praticados por empresas.
Beto Richa ressaltou que o Cindepar começou com apenas 11 municípios e hoje agrega 135 prefeituras. “Isso mostra que os prefeitos percebem a importância da união, sobretudo para ampliar a pavimentação asfáltica nas cidades”, disse. “A pavimentação é a maior demanda dos municípios. A união de esforços entre o governo estadual, governo federal e o Cindepar permite que as prefeituras possam inovar e fazer obras de qualidade”, afirmou.
Deixe um comentário