Arquivos

Categorias

Veja como votaram ministros do TSE

voto-contra-mec

O placar final do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou 4 votos contrários e três favoráveis ao recurso do ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisiti (PDT), que tentava reverter a impugnação de sua candidatura a prefeito de Foz do Iguaçu, no pleito de 02 de outubro último. Mac Donald tem duas condenações por colegiado de segunda instância – uma no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre e outra no Tribunal de Justiça do Paraná

No alto da nota, veja como votou cada um dos sete magistrados. O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, só votaria em caso de empate, mas como viu que a maioria seguiu favorável ao voto do relator, ministro Herman Mendes, decidiu declarar o voto junto com a ministra Luciana Lóssio, que havia pedido vistas do parecer para tentar “salvar” a candidatura de Mac Donald.

Logo após concluída a votação, a corte decidiu por unanimidade por novas eleições em Foz do Iguaçu. A data deverá ser estipulada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). O mais provável é que isto só ocorra em junho de 2017, até lá, a prefeitura será conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores, que será eleito em 1º de janeiro.

Em Brasília, os advogados do deputado Chico Brasileiro (PSD), que recebeu 67% dos votos válidos, uma vez que os votos de Mac Donald foram declarados nulos, deram sinal de que irão recorrer da decisão por nova eleição.