O prefeito Gustavo Fruet (PDT) sofreu mais uma derrota nesta segunda-feira, 5. O seu candidato, o vereador não-reeleito Pedro Paulo (PDT), ex-líder do prefeito, está fora da disputa pelo cargo de ouvidor de Curitiba. Pedro Paulo foi o menos votado na quarta rodada de escolha para lista tríplice que será encaminhada para votação pelos vereadores. Até 2015, Pedro Paulo era vereador pelo PT, trocou de partido neste ano para tentar, sem sucesso, a reeleição. Agora, tentou conseguir o cargo de ouvidor para atuar em oposição ao prefeito eleito Rafael Greca (PMN).
O advogado Clóvis Costa, atual ouvidor, foi o primeiro escolhido para a lista tríplice com 9 dos 10 votos na segunda rodada. Na terceira rodada, o escolhido foi o também advogado Gustavo Athayde. Por fim, na quarta rodada de votação, o escolhido foi Maurício Arruda. A comissão que definiu a lista tríplice era formado por 3 vereadores, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada. Agora, todos os 38 vereadores votarão para escolher o ouvidor que terá mandato entre os anos de 2017 e 2019.
Os escolhidos serão sabatinados no próximo dia 12, pelo plenário da Casa. Cabe ao ouvidor receber manifestações da população, como reclamações, denúncias, dúvidas e elogios, e dar seguimento às solicitações, em busca de soluções para as demandas. O mandato é de dois anos, sendo permitido candidatar-se uma única vez consecutiva.
Deixe um comentário