Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 07

Coluna Boca Maldita desta segunda, 07

Corrupção sem fim
“Não, não existe uma salvação nacional, não existe um fato ou uma pessoa que vai salvar o País. Um caso, pela escala que ele tem, como esse da Lava Jato, pode auxiliar a melhorar a qualidade da nossa democracia”. Do juiz federal Sérgio Moro, condutor da Operação Lava Jato, em entrevista ao Estadão de ontem (06). Na conversa, com os jornalistas Fausto Macedo e Ricardo Brandt, Moro também negou qualquer possibilidade de entrar para a política.

Alvaro fora
De acordo com a coluna de Mônica Bergamasco, na IstoÉ, o senador Alvaro Dias (PV), embora afirme que existe hoje um vácuo político no Paraná, descarta uma candidatura ao Governo do Estado em 2018. Ele segue firme na intenção de disputar o Planalto para atrair novos filiados à sigla.

Mídia nacional
A charge política e animada do potal UOL do final de semana trouxe a situação passada por dois políticos paranaenses: a do prefeito eleito Rafael Greca (PMN) ao responder a pergunta de um repórter da Gazeta do Povo e a senadora Gleisi Hoffmann (PT) ao ser confrontada nos corredores do Senado Federal.

Tropeada e susto
O deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembleia Legislativa, passou por maus momentos sábado (05), ao participar de uma tropeada, na área rural de Catanduvas e Quedas do Iguaçu. Ao cruzar num trecho do rio Guarani, no limite entre os dois municípios, foi tragado pelas águas. O resgate ocorreu aproximadamente mil metros abaixo do ponto da queda. Ele permaneceu por aproximadamente 15 minutos desacordado e acabou reanimado por integrantes da cavalgada.

Cancelada
A audiência pública que seria realizada nesta segunda (07), no Colégio Estadual do Paraná em Curitiba, para debater a Medida Provisória do Ensino Médio – MP 746/16 – em tramitação no Congresso Nacional, foi cancelada. A informação é do deputado federal Toninho Wandscheer (PROS-PR), coordenador da bancada paranaense em Brasília. Segundo ele, não há consenso entre os parlamentares para realizar os debates nesta oportunidade. “Vamos discutir uma próxima data se possível”, afirmou.

Encerrada
Terminou no final de semana a greve de servidores da Universidade Estadual de Londrina, que já durava 19 dias. “A suspensão foi determinada para que possamos negociar com o governo o pagamento da reposição salarial”, conta Arnaldo Mello, diretor do sindicato. “Se o governo não avançar na proposta de reposição, a categoria paralisa as atividades novamente”, garante.

Nono dígito
Começou a valer ontem o nono dígito nos telefones celulares dos três estados do Sul do país. As chamadas feitas com os atuais oito dígitos serão completadas normalmente só até 15 de novembro. Quem tem celulares com sistemas operacionais Android e iOs não precisa fazer a mudança à mão – o que pode demorar horas dependendo da quantidade de contatos. Para isto, baixa baixar aplicativos de mudança automática.

Intolerância religiosa
Os inscritos no Enem realizaram ontem a segunda etapa da prova. O tema da Redação foi os “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. Além disso, os candidatos responderam a duas provas de múltipla escolha (de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e de Matemática e suas Tecnologias), com 45 questões cada.

Machismo
O primeiro dia (sábado, 05) foi marcado por uma prova de Ciências Humanas Complexas e por questões sobre Ciências da Natureza. O machismo, que em 2015 foi tema de redação, voltou a figurar na prova deste ano.