Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quarta, 19

ocupacao

Vigília na escola
As ocupações de escolas da rede estadual têm dominado o noticiário. A cada dia, novos estabelecimentos são tomados por estudantes, que não concordam com as mudanças do Ensino Médio, que vem sendo anunciada pelo governo federal. Diante deste quadro, e com medo dos filhos perderem aulas, os pais do Colégio Estadual Marechal Rondon, em Campo Mourão, se organizaram e com apoio da direção do estabelecimento, fizeram reunião com 1,4 mil estudantes e definiram em ata que a unidade não poderá ser ocupada.

Vigília II
“A maioria dos participantes da reunião se posicionou contrária à ocupação. Tivemos apenas dez pessoas a favor”, informou à imprensa a diretora da escola, Rita de Cássia Cartelli de Oliveira. Os pais agora têm se revezado em vigília, divididos em três turnos, para evitar manifestações.

Baixa adesão
Na escola, aproximadamente 20% dos professores aderiram à greve convocada pela APP-Sindicato. Porém, segundo a direção, 90% dos estudantes seguem tendo aulas normais.

Contrainformação
Ainda sobre a greve, o que se tem visto neste início de semana é uma guerra de números. A Secretaria Estadual de Educação suspeita que a APP-Sindicato vem inflando os dados ao somar o número de professores que aderiram ao movimento, o total de escolas que estão em recesso escoar até sexta (21), devido às ocupações.

Transição
Apesar de ter sido derrotado por 11.096 a 5.848 (65% a 34%), o prefeito de Goioerê, Beto Costa, já abriu as portas para seu “adversário”, Pedro Coelho. Ambos já nomearam equipes de transição, demonstrando um clima de tranquilidade. As equipes já tem até sala para as reuniões na prefeitura.

Recuada
Diante da polêmica, o governo desistiu da reforma do FGTS, segundo edital lançado pela Secretaria do Tesouro Nacional, no dia 25 de agosto. Aos acadêmicos que se inscreveram, o Tesouro Nacional informou que o edital foi cancelado por questões administrativas.

Fundo partidário
O presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá, quer flexibilizar o uso dos recursos do fundo partidário. Tudo isto, segundo ele, que já convocou os caciques dos demais partidos, por que o fim do financiamento empresarial engessou a utilização das verbas. A primeira medida, de acordo com a proposta de Jucá, é reduzir de 20% para 5%, conforme prevê a legislação, o investimento das legendas nas fundações.

Fundo eleitoral
Mas as mudanças de Jucá não param por aí. Ele também vai defender junto aos líderes partidários, a criação de um fundo eleitoral para custear campanhas.

No TJ-PR
O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, fará palestra no Tribunal de Justiça do Paraná no dia 20 de outubro (próxima quinta) às 10 horas. O convite partiu do presidente do TJ, o desembargador Paulo Roberto Vasconcelos.

Agrinho
A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade ontem (18), requerimento do deputado Nereu Moura para o envio de votos de congratulações a FAEP, pelo Programa Agrinho. A promoção, que este ano chega à 21ª edição, terá sua final na próxima segunda-feira (24), no Expotrade em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.