Em União da Vitória, mais de 500 mulheres se reuniram nesta quinta-feira (15) em apoio ao candidato à prefeito Santin Roveda (PR). O encontro contou com a participação dos candidatos, do ex-prefeito e ex- deputado Airton Roveda e das idealizadoras do grupo Mulheres22, Hilda Roveda, Ana Claudia Portes e Francielle Misturini.
O grupo de mulheres criou a página Mulheres 22 e propõe o debate sobre as necessidades da cidade e de conversar sobre a política local, e decidiu levar o debate também para fora das redes. “O movimento começou antes mesmo das convenções municipais, quando nós três [Hilda, Ana Claudia e Francielle], reunimos algumas amigas para conversar sobre o futuro de União da Vitória. Desde então sonhávamos com um evento que pudesse unir mais mulheres com o mesmo pensamento de transformação”, explicou Hilda Roveda.
Apesar da ação de não ser inédita, foi uma das primeiras que reuniu o número expressivo de público exclusivamente feminino e impactou a disputa eleitoral da cidade, de acordo com Airton Roveda. “Vocês mostraram a força que as mulheres têm. Provaram que não precisa ter comida e bebida para reunir pessoas para ouvir sobre política. Vocês estão dando um exemplo de cidadania”, definiu.
Engajamento – O número de mulheres eleitoras em União da Vitória supera o dos homens, segundo o TSE dos mais de 41 mil votantes, 52% são mulheres. E o número tende a crescer, visto que a população feminina também supera a porcentagem da masculina na cidade, de acordo com dados do IBGE.
Porém, apesar dos números serem favoráveis às mulheres, a desigualdade continua constante. Elas trabalham cerca de 5 horas a mais por semana, e ainda sim recebem 30% a menos que os homens, segundo análise do instituto Data. E foi na percepção deste cenário que o grupo Mulheres 22 se formou. “Queremos que as mulheres percebam o quanto são importantes e que elas podem mudar a realidade de uma cidade, caso se unam”, explicou Ana Claudia Roveda.
E pelo que tudo indica o movimento deu certo. Em menos de uma semana o grupo online já tem alcance de 10 mil pessoas por publicação e o evento só reforçou o engajamento feminino. “Não é fácil reunir tantas pessoas de uma vez só para ouvir propostas políticas. Muito obrigado pelo apoio tenham certeza que vocês podem contar comigo sempre. Nosso modelo de gestão é de humanização dos serviços. Queremos governar União da Vitória para as pessoas”, garantiu Santin Roveda.
Apoio federal- O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Fernando Giacobo, esteve em União da Vitória na quinta-feira, mas devido a agenda de compromissos não pode ficar para o evento. Porém deixou uma mensagem às participantes do evento. Giacobo ressaltou a necessidade da união das mulheres para promover o debate político na cidade.
“Vamos agarrar esta campanha com o coração, eu não tenho dúvida que o Santin Roveda significa a verdadeira renovação na prefeitura de União da Vitória”, pediu. O deputado também garantiu o apoio do governo federal a candidatura de Santin Roveda e a parceria na gestão, caso seja eleito.
Deixe um comentário