Arquivos

Categorias

Assembleia Legislativa fará concurso de redação para 600 estudantes

Assembleia fará concurso de redação para 600 alunos

A Assembleia Legislativa realiza um concurso de redação inédito no próximo dia 11, para 48 mil alunos da capital. Estudantes de 2º, 3º e 4º anos das 132 escolas estaduais de Curitiba vão elaborar, em sala de aula, a redação com o tema: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná? ”. Um grupo de 600 alunos participará do concurso no plenário da Assembleia, depois de um aulão sobre técnicas de redação ministrado por professores do Eureka.

O concurso é mais uma etapa do projeto “Assembleia no Enem”. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), destaca a importância desta iniciativa, lembrando que a redação é essencial para uma boa avaliação no Enem e, com isso, ter boas notas para o ingresso na universidade. “Além de contribuir para a produção de texto dos estudantes, esse Concurso tem por objetivo despertar os jovens para a importância do exercício da cidadania, estimular a participação dos alunos na vida política e aproximá-los do Legislativo. Para isso, estamos trabalhando para fortalecer esse vínculo com toda a sociedade, abrindo as portas dessa Casa para os jovens”, disse.

O evento é mais uma etapa da parceria entre a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e o grupo Eureka será promovida no próximo dia 11, às 14 horas, com a realização do 1º Concurso de Redação para os estudantes de 14 a 19 anos dos 2º, 3º e 4º anos do Ensino Médio e Técnico dos 132 colégios públicos de Curitiba. O Concurso faz parte do projeto “Assembleia no Enem”, que conta também com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), e terá como tema:

Para o professor Marlus Geronasso, coordenador do grupo Eureka, essa é a etapa mais importante do projeto, pois a redação do Enem exige preparo dos estudantes. “Infelizmente, a redação é um grande e grave problema. Nosso aluno demonstra uma dificuldade maior em expressar algo, sobretudo em discutir temas mais profundos, desafios”, explicou.

Para a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, professora Vivian Rita Meza de Oliveira, o projeto “Assembleia Legislativa no Enem” funciona como uma “mola propulsora” para que os estudantes da rede pública de ensino vejam a oportunidade que eles têm nas mãos e, assim, possam realizar uma boa prova. “O aulão tem essa condição de tocá-lo, de fazê-lo absorver mais informações e fazer a diferença para que consiga ir para o Enem motivado”. O Núcleo vem participando do projeto orientando professores para auxiliar na preparação dos alunos para o Enem, na seleção dos alunos para os aulões na Assembleia e na aplicação das provas de redação nas escolas.

Serão selecionadas as redações com maior pontuação e que estejam de acordo com as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Enem. A divulgação do resultado acontecerá na primeira semana do mês de outubro.

Os autores das redações selecionadas participarão de uma sessão plenária na Alep e ainda terão as redações expostas no Espaço Cultural da Casa.