Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta terça, 19

Coluna Boca Maldita desta terça, 19

10 voltam a ser elegíveis
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu uma aliviada e exclui 10 nomes da lista de 1.058 agentes públicos que podem ser considerados inelegíveis nas eleições de outubro. A lista, divulgada há um mês, contempla nomes de políticos ou servidores que tiveram suas contas públicas julgadas irregulares pelo TCE. A relação será analisada após o registro das candidaturas, que ocorrerá até o dia 15 de agosto, anota o Diário de Campos.

Elegíveis II
Conforme o TCE, a lista aponta as pessoas que tiveram suas prestações de contas julgadas irregulares. Quem tem competência para dizer se o candidato é inelegível é o juiz eleitoral. Segundo a assessoria do TRE-PR, cada caso será analisado separadamente, no momento da conferência da documentação apresentada pelo candidato.

Elegíveis III
Constam da lista dos que voltaram a ser elegíveis André Zacharow, Antonio Emilio Caldeira Junior, Celio Pinto de Carvalho, Darby Valente, Luiz Dirceu Bloot, Maurício Santos da Luz, Robson Vilalba Reis, Valdir Correia Moraes, Valdir da Silva Gomes e Vanderlei Antonio Scalco.

3 x 1
A Assembleia Legislativa retomou ontem (18), no que seria o primeiro dia de recesso, as sessões ordinárias. Em aproximadamente uma hora e meia, os deputados realizaram três sessões consecutivas.

Na quinta
O marqueteiro do PT, João Santana, será interrogado pelo juiz Sérgio Moro quinta (28). Ele é réu de uma ação penal decorrente da 23ª fase da operação Lava Jato e está preso em Curitiba. A esposa de João Santana, Mônica Moura, também será ouvida esta semana.

Em alta
Criado há pouco mais de um ano, o site www.lavajato.mpf.mp.br já ultrapassou os 2,1 milhões de acessos. Nele é possível entender o caso e conhecer o histórico da operação tanto na primeira instância, em Curitiba, quanto nas instâncias superiores (STF e STJ).

Convenções
O período de convenções das eleições municipais de outubro próximo começa oficialmente amanhã (quarta-feira, 20). As reuniões são necessárias para os partidos definirem candidatos a prefeito, vice e vereador. O prazo vai até o dia 5 de agosto.

Pros e Psol
Alguns partidos não querem perder muito tempo e marcaram as convenções esta semana. É o caso do Pros e do Psol de Curitiba, que agendaram as reuniões para sábado (23). O Pros vai confirmar o empresário Ademar Pereira como candidato a prefeito. Já o PSOL deve confirmar o lançamento da advogada feminista Xênia Mello como candidata à prefeitura.

Flexibilidade
A minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso no ano passado, vendeu dificuldades, mas entregou facilidades. Se de um lado proibiu a doação de empresas e encurtou a campanha de 90 para 45 dias, com o objetivo de baratear os custos, afrouxou as regras da pré-campanha.

Flexibilidade II
A disputa começa oficialmente em 16 de agosto, mas a nova lei permitiu aos concorrentes anunciar, antes dessa data, que são pré-candidatos, inclusive em atos políticos financiados pelo partido. Tudo isto, claro, se não houver pedido explícito de voto, como já anotou a coluna.