Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta sexta, 04

capa istoe

A delação de Delcídio

A revista IstoÉ veiculou ontem, em seu site, trechos da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS), feita a força-tarefa da Lava-Jato, pouco antes de deixar a prisão, no dia 19 de fevereiro. São cerca de 400 páginas que formam o mais explosivo relato até agora revelado sobre o maior esquema de corrupção no Brasil – e outros escândalos que abalaram a República, como o mensalão.

Dilma

Com extraordinária riqueza de detalhes, o senador descreveu uma suposta a ação decisiva da presidente Dilma (PT) para manter na estatal os diretores comprometidos com o esquema do Petrolão e demonstrou que, do Palácio do Planalto, ela teria usado seu poder para evitar a punição de corruptos e corruptores, nomeando para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) um ministro que se comprometeu a votar pela soltura de empreiteiros já denunciados pela Lava Jato.

Lula também

Segundo o jornalista Ricardo Boechat, que antecipou trechos do depoimento à Bandnews FM, Delcídio Amaral teria acusado o ex-presidente Lula de ter tramado sua conversa com o filho de Nestor Cerveró, a fim de impedir que ele delatasse seus crimes. O senador foi preso por esse motivo.

Francischini também

O deputado federal Fernando Francischini (SD) também teria sido citado na delação por Delcídio. Ele e outros parlamentares receberiam de empreiteiras para não serem convocadas à CPIs da Petrobras. Os acertos aconteceriam em jantares às segundas-feiras em Brasília. Francischini respondeu dizendo que não é novidade o fato de petistas inventarem mentiras para comprometê-lo e entrou com representações contra Delcídio no Supremo Tribunal Federal e na Procuradoria Geral da República.

Enquanto a janela …

… não fecha! Continuam as especulações sobre o troca-troca partidário enquanto a janela aberta pelo Congresso Nacional – que permite trocar de partido sem perder o mandato – não fecha, em 18 de março. Além de Ratinho Jr e uma tropa de parlamentares, que especula-se poderiam sair do PSC para desembarcar no PSD, agora é a vez do deputado estadual André Bueno, ser cogitado trocar o PDT pelo PSDB. O parlamentar é filho de Edgar Bueno (PDT), prefeito de Cascavel.

Novo partido

Um novo partido está sendo criado no Brasil, o PCD, Partido Consciência Democrática. Ele foi idealizado em Goiás, de onde vem a sua presidente nacional, a socióloga Érica Cruvinel, que, em 2014, disputou vaga de deputada estadual pelo PMN goiano. A nova sigla agora busca se fortalecer nos Estados. No Paraná os interessados devem falar com Flávio Brito pelo celular (061) 9343 0059.

Deputado Saddam Hussein?

“Queria convidar neste momento o deputado Saddam Hussein para fazer uso da palavra”. De Jonas Guimarães (PMDB) que presidia a sessão quarta (2), confundindo o nome de Hussein Bakri (PSC). O equívoco foi corrigido pelo líder do Governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB). Em seguida, Jonas explicou que queria fazer uma graça com o Plenário.

Propaganda Eleitoral

A Escola do Legislativo promove quarta (9), às 10h, o curso “Regras da Propaganda Eleitoral 2016 – Redes Sociais e Cobertura Jornalística”. A aula será ministrada pelo coordenador de Comunicação Social do TRE-PR, o jornalista Marden Machado.