Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 22

Coluna Boca Maldita desta segunda, 22

Colarinho branco
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processo da Operação Lava Jato, prevê que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que autoriza prisão de condenados em ações criminais já em segunda instância deverá valer principalmente para aqueles que comentem “crimes do colarinho branco” e que até então se beneficiavam da morosidade da Justiça em pôr em prática as decisões.

Bilhões
E por falar em Lava Jato, a operação já recuperou 2,9 bilhões de reais do dinheiro desviado no escândalo do petrolão, segundo levantamento divulgado pelo Ministério Público nesta sexta-feira. Até o momento, 84 pessoas foram condenadas pelos crimes de corrupção, crimes contra o sistema financeiro internacional, tráfico transnacional de drogas, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa e 179 são acusadas de participação no esquema.

PR contra a CPMF
Com as contas desequilibradas, a maioria das unidades federativas do país deve apoiar a recriação da CPMF, desde que o imposto seja repartido entre União e estados. Na última semana, os secretários de Fazenda do país discutiram o tema em Brasília. Contrários ao “imposto do cheque” estariam apenas Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Santa Catarina e Paraná, estados que tem, hoje, uma situação financeira mais confortável.

Trocas
São esperadas para esta semana as primeiras movimentações de parlamentares e políticos para troca partidária. Com a promulgação da emenda pelo Congresso, os interessados tem até o dia 19 de março para mudar de legenda sem a perda de mandato. Na Assembleia Legislativa, uma das trocas esperadas é do líder do governo, Luiz Claudio Romanelli, que pode migar do PMDB para o PSB.

Comparecimento
Levantamento do site Congresso em Foco mostra que apenas um deputado paranaense compareceu a todas as 125 sessões realizadas pela Câmara Federal em 2015. O “campeão” de comparecimento foi Hermes Parcianello (PMDB). Já o mais “faltoso” dos paranaenses foi Hidekasu Takayama (PSC), que compareceu a apenas 66.

Saídas
Os agentes públicos que desejam se candidatar a algum cargo político devem ficar atentos ao prazo de desincompatibilização estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral. Todos os candidatos a vereador caracterizados como agentes públicos devem se desincompatibilizar até o próximo dia 7 de abril. Já os que querem concorrer a prefeito ou vice devem deixar suas funções até 7 de junho.

Eco em Curitiba
Conta o colunista Dante Mendonça que, em 1980, o escritor italiano Umberto Eco, que faleceu na sexta (20), esteve em Curitiba e poucos o conheceram pessoalmente. “O autor de O Nome da Rosa deu uma palestra sobre semiótica e depois foi jantar no restaurante Varsóvia a convite de Sérgio Mercer, presidente da Fundação Cultural de Curitiba”.

Eco em Curitiba 2
Apreciador da comida polonesa, Umberto Eco acabou manchando a gravata vermelha com o molho do prato. “Mercer tirou sua gravata de seda italiana e passou para o escritor, que lhe retribuiu com a que estava usando. A gravata vermelha deve estar até hoje num relicário, em Tibagi”, lembra Dante.