Fábio Camargo volta ao TCE
O ex-deputado estadual Fábio Camargo reassume como conselheiro do Tribunal de Constas do Estado (TCE) na próxima segunda-feira (28). O retorno do ex-parlamentar foi definido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, na quinta-feira (24). Fábio Camargo estava afastado do cargo desde junho do ano passado. O TCE já foi notificado da decisão do STF.
Contexto
Fábio Camargo foi eleito para a vaga no TC em julho de 2013, em eleição que teve 40 candidatos. O empresário Max Schrappe, derrotado no processo, ingressou com um mandado de segurança no Tribunal de Justiça (TJ-PR), pedindo a anulação da votação, alegando desigualdade na disputa.
Correios em greve
Os trabalhadores dos Correios do Paraná aderiram à greve nacional e paralisaram as atividades, por tempo indeterminado, a partir desta sexta-feira (25). Já são 19 estados em greve. O sindicato diz que a greve é contra a criação da nova modalidade de plano de saúde que pode ser ofertada aos trabalhadores e a categoria quer a incorporação da gratificação de incentivo à produtividade e correções no salário.
Apenas homem e mulher
A comissão especial da Câmara Federal aprovou, após cinco horas de debate, polêmica e bate-boca, o Estatuto da Família que conceitua família a partir da união entre homem e mulher, excluindo as relações homoafetivas. O placar foi de 17 votos a favor e 5 contrários ao parecer do deputado Diego Garcia (PHS-PR).
Prisão de homossexuais
No calor das discussões na comissão, uma declaração de outro deputado do Paraná, o pastor Hidekazu Takayama (PSC), revelou o tom de beligerância usado por parlamentares ligados a religiões. Takayama sugeriu a prisão de homossexuais porque, disse, são eles que se matam durante “briguinhas íntimas”. A coluna defende a família, mas este tipo de atitude não condiz com uma sociedade democrática.
Filiações tucanas
O PSDB contabilizou, durante a passagem do senador Aécio Neves por Cascavel, a filiação de 130 novas lideranças políticas. Deste total, 34 são prefeitos e 10 vice-prefeitos. Entre os destaques dos novos filiados tucanos estão o prefeito de Iracema do Oeste, Donizete Lemos, que era do PT, e a prefeita de Jardim Alegre, Neuza Pessuti, irmã do ex-governador Orlando Pessuti e que estava no PMDB.
Livre de Moro
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) comemorou esta semana, a decisão do STF, pelo desmembramento do inquérito da operação Pixuleco II, da qual é investigada, da Operação Lava Jato. Com a decisão, a petista não será mais investigada pelo juiz Sérgio Moro.
Mauro Ricardo na Alep
O secretário Mauro Ricardo Costa (Fazenda) fará no próximo dia 30 (quarta-feira) a prestação de contas do governo referente ao segundo quadrimestre de 2015. A exposição será no grande expediente da sessão que começa às 14h30.
Direito a amamentação
A deputada Claudia Pereira (PSC) comemorou esta semana a sanção de seu projeto, agora transformado em lei, que garante a livre amamentação de recém-nascidos em estabelecimentos públicos e comerciais do Paraná. Quem não permitir a amamentação estará exposto a punições como multas. Leis parecidas já existem em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Pois é.