Morreu na tarde desta quinta-feira (20), em Foz do Iguaçu, Franz Kohlemberger, que ficou conhecido como o Homem das Cataratas, recentemente homenageado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. Franz, também conhecido como o “Aventureiro das Cataratas” dedicou sua vida na defesa da exploração turística do Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação na fronteira do Brasil com a Argentina, que abriga as famosas quedas.
Tema de um belíssimo livro, intitulado “O Homem das Cataratas”, Franz Kohlemberger faleceu aos 86 anos de vida e deixa um legado de grande personalidade e empreendedorismo na cidade de Foz do Iguaçu. Em 2012, recebeu da Casa de Leis o título de Cidadão Honorários, entregue pela ex-vereadora Naci Rafain Andreola. A outorga foi um reconhecimento aos relevantes serviços prestados à cidade.
HISTÓRICO – Franz Kohlenberger chegou a Foz do Iguaçu em 1955, como turista, e acabou ficando. Na época, o Hotel das Cataratas estava em construção. Três anos depois, Franz se juntou à equipe de trabalhadores da empresa, sendo ele o primeiro funcionário registrado.
Desempenhou as funções de barman e chefe de excursões; e mais tarde, criou o passeio de barco a remo até a Garganta do Diabo. Depois de 4 anos, foi promovido a gerente do Hotel das Cataratas, onde permaneceu até 1977, quando o espírito de empreendedor falou mais alto e ele abriu o próprio negócio, a Churrascaria Cabeça de Boi, localizada na Avenida Brasil.
O corpo de Franz está sendo velado no Plenário da Câmara de Vereadores, por determinação do presidente Fernando Duso (PT).
Que notícia triste. Uma perda lastimável. Meus sentimentos a família!
O turismo de todo o Brasil está de luto.