Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 30

Senadores e ausências
Levantamento do Congresso em Foco revelou as ausências dos senadores às sessões deliberativas no primeiro semestre do ano. Os três representantes do Paraná não estão entre os 10 mais faltosos, nem na lista dos cinco que não tiveram nenhuma ausência. Segundo a pesquisa, Roberto Requião (PMDB) foi o 13º mais faltoso. Das 50 sessões realizadas no período, compareceu a 40. Teve seis ausências justificadas e quatro injustificadas.

Gleisi e Alvaro
Já a senadora Gleisi Hoffmann (PT) foi a 22ª em número de faltas, empatada com outros nove colegas. A petista compareceu a 43 sessões, teve quatro faltas justificadas e três injustificadas. O tucano Alvaro Dias apareceu em 32º lugar, com mais cinco colegas. Teve 44 presenças e seis faltas injustificadas.

Wandscheer candidato em Foz
Informa o jornalista Fábio Campana que o deputado Toninho Wandscheer (PT) e o filho Alisson Wandscheer, primeiro suplente do PT no legislativo, estão mudando de mala e cuia para o Pros. Alisson vai trocar o domicílio eleitoral para Foz do Iguaçu, onde pretende a candidatura a prefeito. O pai conversa com a direção nacional do Pros e deve assumir o comando do partido no Estado. Os dois reúnem neste final de semana, os amigos e simpatizantes em Foz.

Recuperação de pontes
Uma nova técnica utilizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) para recuperar o pavimento de pontes no Estado será um dos destaques do 18º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária e 44º Reunião Anual de Pavimentação, de 18 a 21 de agosto em Foz do Iguaçu. A nova tecnologia utiliza o concreto e traz mais agilidade à manutenção e aumenta a durabilidade do pavimento.

Romário “chateado”
O senador Romário ficou revoltado com uma denúncia veiculada na última edição da Veja e foi à Genebra, na Suíça. No país, descobriu que não é dono dos R$ 7,5 milhões, segundo informou a revista. Pelas redes sociais, o ex-jogador disse que está “chateado” ao mesmo tempo em que vai retalhar quem o difamou. “Agora, aqueles que devem, podem começar a contar as moedinhas, porque a conta vai chegar de todas as formas”, avisou.

Contra novas despesas
Quatro governadores tucanos, entre eles o paranaense Beto Richa, que cumpriram ontem agenda em São Paulo, declararam ao Estadão que vão endossar o pedido da presidente Dilma Rousseff (PT) e tentar impedir que o legislativo aprove “pautas-bomba”, aquelas que elevam as despesas gerando gastos em cascata nos Estados.

Aluguel social
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), sancionou esta semana lei aprovada na Câmara de Vereadores que cria o aluguel social, que consiste em um pagamento para famílias de baixa renda que não têm casa própria e que vivem em situação habitacional considerada de emergência. Agora, a Prefeitura tem 120 dias para definir de onde tirar os recursos para custear o benefício.

Montante
O projeto de lei que criou o aluguel social na capital foi aprovado em junho deste ano. O valor, de até R$ 1.032,02 mensais, pode ser pago por até dois anos.