Lava Jato e PIB menor
A presidente Dilma Rousseff (PT) citou, em reunião com ministros segunda-feira (27), cálculo indicando que os efeitos da Operação Lava Jato sobre a economia serão responsáveis pela queda de um ponto percentual do PIB em 2015. O comentário ocorreu durante discussão sobre o atual cenário econômico. O país deve registrar recessão neste ano. A equipe econômica admite oficialmente que haverá um recuo de 1,5% do PIB.
Temer em Curitiba
O vice-presidente da República e presidente nacional do PMDB, Michel Temer, estará em Curitiba no próximo dia 15 de agosto. Ele participa, junto com o ministro Eliseu Padilha (Transportes) e o senador Roberto Requião (PMDB), de um evento promovido pela Fundação Ulysses Guimarães do Paraná, no Hotel Pestana. São esperadas mais de 500 lideranças do partido de todo o estado, informa o presidente da FUG-PR, Requião Filho.
Richa com Dilma
O governador Beto Richa (PSDB) confirmou presença no encontro com Dilma quinta-feira (30), às 10h no Palácio do Planalto em Brasília. A presidente pretende reunir os 27 governadores e propor um “pacto de governabilidade”. “Vamos deixar claro que os governos não aguentam mais essa sobrecarga de responsabilidades que historicamente vem sendo repassadas sem a devida compensação financeira”, disse Richa que nesta quarta (29), se reúne com outros sete governadores no Palácio Bandeirantes, em São Paulo.
Adesão ‘desnecessária’
Richa, que cumpriu agenda ontem (28) em São Paulo, classificou como “desnecessária” a adesão do PSDB à “pauta das ruas” anunciada pelo presidente nacional do partido, senador Aécio Neves (MG). O governador do Paraná afirmou que nem os manifestantes aceitam a presença de partidos e políticos nos protestos. “Acho que é desnecessário. Tivemos grandes manifestações no Brasil inteiro com chamamentos espontâneos”, disse. Ele informou que respeita a posição de Aécio, mas discorda apenas.
Contra o impeachment
Para contrapor a mobilização de 16 de agosto pelo impeachment da presidente Dilma, que terá o apoio do PSDB, partidos e lideranças de esquerda planejam atos em defesa da petista. No Paraná, a manifestação será comandada pelo PCdoB com presença dos senadores Roberto Requião e Gleisi Hoffmann (PT). O “ato pela democracia e antigolpe” terá presenças dos senadores Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) e Paulo Paim (PT-RS); o ex-presidente do PSB, Roberto Amaral, e o ex-governador Tarso Genro (PT-R).
Urbs e Setran em greve
Funcionários da Urbs e da Secretaria de Trânsito de Curitiba entraram ontem (28) em greve por tempo indeterminado. Eles reivindicam o pagamento do salário de julho, que deveria ter acontecido sábado (25), mas até agora não foi realizado. Entre os principais serviços afetados estão a emissão de cartões transporte, a limpeza de equipamentos urbanos e a fiscalização do transporte público e do trânsito.
Pró e contra prorrogar o pedágio
As tratativas para renovar ou não o contrato do pedágio rodoviário no Paraná continuam rendendo. Ontem (28) o presidente da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette distribuiu artigo defendendo a proposta. O deputado federal Luciano Ducci (PSB), também em artigo, anunciou que é contrário a prorrogação dos contratos, que vencem em 2021.
Deixe um comentário