Curitiba teve 22 homicídios no mês de junho, o menor número já registrado em um mês pela Secretaria de Segurança desde 2007, quando a atual série histórica começou a ser divulgada. Dos 75 bairros, 63 não registraram nenhum assassinato no mês passado.
A última vez que a cidade teve um registro mais baixo de homicídios (30) foi em setembro de 2008. Neste ano de 2015, Curitiba vem registrando consequentes quedas nos crimes. Foram 46 homicídios em janeiro; 43 em fevereiro; 43 em março; 32 em abril e 33 em maio.
No acumulado de janeiro a junho, a capital paranaense fechou com 219 homicídios, contra 305 no mesmo período de 2014, ou seja, uma redução de 28,2%. São 86 crimes a menos. Também nos primeiros seis meses do ano, 32 bairros não registraram nenhuma ocorrência dessa modalidade de crime.
“O bom resultado na redução histórica de homicídios teve como base o fortalecimento do setor de inteligência da Divisão de Homicídios em trabalho conjunto com a Secretaria da Segurança. Também é reflexo do aumento do patrulhamento policial, preventivo, nos locais de maior incidência criminal”, avaliou o secretário Wagner Mesquita. Ele também cita como outro ponto relevante para a queda alcançada as investigações desencadeadas relativas a quadrilhas de tráfico de drogas e de roubos, que acabava culminando em homicídios.
Sobre esse trabalho de cruzamento de dados e levantamento de informações, subsidiando operações, o delegado-titular da DHPP, Miguel Stadler, acrescenta que, com a triagem das denúncias, a polícia vem elucidando casos em áreas críticas de diversas regiões de Curitiba. “Isso possibilitou que a polícia não somente prendesse o autor do crime, mas também como forma de identificar outros autores das mais diversas práticas ilícitas, visando sua detenção, seja em flagrante delito ou através de mandados de prisão”, informou.
Deixe um comentário