Arquivos

Categorias

Reforma política: Unificar eleições vai misturar debate, afirma desembargador

 

09CHICO

Gazeta do Iguaçu

Curitiba-PR – Avaliação é do vice-presidente do TER/PR Fernando Keppen; Chico Brasileiro voltou a defender participação popular no processo. A unificação de eleições para prefeito, vereador, deputados, senador, governador e presidente pode resultar em uma grande confusão nos debates local, estadual e federal. A avaliação é do vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, ao participar na manhã de terça-feira (7), da audiência pública com a Comissão Especial da Reforma Política da Assembleia Legislativa. O deputado Chico Brasileiro (PSD) voltou a defender a ampla participação popular no processo.

“Uma das maiores preocupações é em relação à unificação das eleições municipais e eleições gerais”, disse Keppen, ao analisar os temas que abrangem a reforma política, que está em discussão no Congresso Nacional. “Isso vai impactar diretamente o sistema eleitoral brasileiro, pois vai misturar as discussões locais com os assuntos nacionais. Mas vamos aguardar para que os nossos parlamentares discutam bem a reforma”, frisou. O desembargador, em sua análise, falou ainda sobre o fim da reeleição para cargos executivos e financiamento público de campanhas. Ambos os temas tem gerado polêmica no Congresso Nacional, o primeiro é quase consenso, o segundo divide as principais bancadas – O PT defende o financiamento público e o PMDB o privado. As informações são de Ronildo Pimentel, em reportagem especial para A Gazeta do Iguaçu.

Participação popular

O deputado Chico Brasileiro, líder do PSD, reiterou na audiência a necessidade da participação popular no processo legislativo de se promover uma Reforma Política no país. “Não podemos esperar grandes avanços de uma Reforma Política se tivermos apenas a participação dos partidos políticos e do Congresso Nacional. É imprescindível abrirmos esse debate para toda a sociedade”, defendeu.

“Somente assim, vamos aprofundar os fundamentos da nossa Democracia, sem a interferência apenas dos interesses dos que hoje detêm o poder”, completou Chico Brasileiro. O deputado Anibelli Neto (PMDB), presidente da Comissão, disse que a participação do desembargador Fernando Keppen conseguiu abordar temas importantes referentes ao debate da reforma política.

“Foi uma audiência extremamente importante, com a presença de dez deputados. E o desembargador foi muito objetivo. Ele colocou o dedo na ferida, com sua visão de magistrado, dando inclusive diversas sugestões importantes ao trabalho desta comissão”, concluiu o parlamentar.

Participaram ainda da audiência, a terceira da Comissão Especial no Plenarinho da Assembleia, os deputados Pedro Lupion (DEM), Márcio Pacheco (PPL), Guto Silva (PSC), Tiago Amaral (PSB), Evandro Araújo (PSC), Nelson Luersen (PDT) e Tercílio Turini (PPS).