O Ministério do Turismo liberou R$ 390 mil para a revitalização do Marco das Três Fronteiras – encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina. Apesar do potencial turístico e apelo histórico, o espaço está esquecido pelas autoridades do município. Para a liberação do recurso o Governo Federal dependia da apresentação de um projeto por parte da prefeitura.
O deputado federal João Arruda (PMDB) foi quem empenhou o recurso para a manutenção da área, informa João Mota, no Portal H2FOZ. “Apresentamos esta emenda individual atendendo pedidos do prefeito Reni Pereira (PSB) e da vereadora Anice Gazzaoui (PT), que organizou uma audiência pública para debater o Marco das Três Fronteiras, em setembro de 2013”, informou o parlamentar.
A verba será investida em acessibilidade, pequenas reformas e jardinagem podendo ser concluídas em um prazo de até 90 dias. Na audiência, realizada no Plenário da Câmara de Vereadores, a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Valéria Mariotti, apresentou em depoimentos e vídeos os problemas existentes no atrativo turístico.
O Fundo Iguaçu apoia o projeto fazendo a parte da consultoria, oferecendo propostas do que poderia ser o Marco e o Espaço das Américas. Apesar de abandonado, o espaço é ponto de encontro de escaladores de Foz do Iguaçu e região. Uma das propostas é fortalecer este esporte no local, oferecendo estrutura adequada aos moradores e turistas.
Foto: Marcos Labanca
Deixe um comentário