Arquivos

Categorias

Dilma e Padilha fingiram que apoiaram e depois foram contra a redução da jornada de trabalho de 30 horas da enfermagem

Dilma e Padilha fingiram que apoiaram e depois foram contra a redução da jornada de trabalho de 30 horas da enfermagem

Os enfermeiros foram a Câmara dos Deputados no dia nacional da categoria (12 de maio) cobrar pela aprovação do projeto de lei que reduz de 42 horas para 30 horas semanais a jornada de trabalho dos profissionais da saúde. A categoria lembra que a redução foi um compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff, durante campanha em 2010, durante o Congresso Brasileiro de Enfermagem realizado em Florianópolis. Na época, o coordenador de campanha de Dilma, Alexandre Padilha, nomeado depois ministro da Saúde, entregou uma carta, assinada pela petista, se comprometendo com as 30 horas.

Isso foi na campanha de 2010. Mas em 30 de junho de 2012, o jornal O Globo relata que Padilha, já ministro da Saúde, esteve na Câmara dos Deputados e convenceu os líderes aliados a não votar o projeto que reduz a jornada de trabalho semanal dos enfermeiros para 30 horas. O jornal publicou a carta, com a assinatura de Padilha e Dilma, apoiando integralmente o projeto que depois articulou por sua obstrução.

Mais estranho ainda que Dilma, quando informada da carta, enviada por sua campanha, nas eleições de 2010, se comprometendo com a redução da jornada de trabalho dos enfermeiros, comentou com um grupo de ministros: “Isso é coisa do Padilha. Nunca soube da existência desta carta”, aponta o Globo.