Arquivos

Categorias

Governo requisita fazenda de estudos em Castro para fazer assentamento rural

1003fundacao

A Fazenda Capão do Cipó, em Castro, está cedida há quase 50 anos pela União para Fundação ABC que faz pesquisas em agropecuária. Agora, a área está sendo requisitada pelo governo federal para assentamento. Centro de difusão tecnológica, a fazenda transformou os Campos Gerais em referência nacional na produção de leite e grãos. “É um crime desfazer esse trabalho que foi construído na fazenda e que proporciona conhecimento que beneficia milhares de produtores rurais do Paraná e também do Brasil”, diz o secretário de Agricultura do Paraná, Noberto Ortigara.

Ele defende a procura de uma outra área no Paraná mais adequada à constituição de um assentamento rural. O próximo passo será encaminhar um documento à Secretária de Patrimônio da União pedindo uma vistoria no local e abertura de diálogo para oferecer outra área em compensação.

Na fazenda, são cerca de 140 hectares onde se faz pesquisas com produção de grãos e treinamento de produtores em pecuária de leite. Ali estão concentradas todas as pesquisas e geração de conhecimento em cultivares de forrageiras e silagens, um trabalho que dá suporte à conquista de elevadas produtividades na região, que se destaca como a maior e melhor produtora de leite do País.

Graças a esse potencial produtivo, outras regiões produtoras de leite do Paraná e do Brasil também se beneficiaram desse conhecimento. Por isso, Ortigara defende uma solução de consenso que atenda a todos e que não ameaça o trabalho de pesquisa que está sendo feito naquela área.

A fazenda esta localizada numa posição estratégica, onde são registradas as diversas variações de temperaturas que predominam no Estado e por isso são bastante representativas. A Fundação ABC também faz um trabalho de manejo integrado de solos, rotação de culturas que vem colecionando bons resultados que podem auxiliar e muito a recuperação de áreas degradadas.

“É um crime destruir tudo isso”, reiterou Ortigara. “Não é desmanchando um trabalho de pesquisa sério e valioso como esse que vamos resolver o problema de reforma agrária. É de nosso interesse que essa área seja repassada ao comando do governo estadual e em troca nos prontificamos a encontrar outra área para o assentamento rural”, justificou.

Nas pesquisas com pecuária, a fazenda obedece todas as normativas do Ministério da Agricultura destinadas ao tratamento dos resíduos sólidos e líquidos.