O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), chegou para o expediente nesta terça-feira (26), com a primeira greve de sua administração, iniciada em 1º de janeiro deste ano. Educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) paralisaram os serviços por tempo indeterminado.
De acordo com a coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), Ana Paula Cozzolino, 90% da categoria aderiu à paralisação. Entre as reivindicações, segundo o portal G1, estão a igualdade em relação aos professores e pedagogos das escolas municipais, redução da carga horária de 40 horas semanais para 20, cumprimento do piso salarial, eleição de diretoria, além de aposentadoria especial.
“Hoje, nós executamos nos CMEIs as mesmas atividades que os professores, mas não temos os mesmos direitos”, explica Ana Paula. Com relação à redução da carga horária, ela destaca que isso deve ocorrer sem que o atendimento às crianças seja prejudicado. “No início deste ano, nós abrimos mão das 20 horas semanais e negociamos 30 horas. Mas a prefeitura não nos deu uma resposta”, reclama a coordenadora.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.