Matéria deste domingo, 22, d’O Globo traz uma lista de 84 parlamentares, entre deputados e senadores, que podem ser beneficiados depois que o STF acatou os embargos infringentes para 12 réus condenados no mensalão. O recurso foi aceito nas ações em que os políticos obtiverem pelo menos quatro votos pela absolvição.
No Paraná, há dois nomes no levantamento feito pelo jornal carioca. O senador Roberto Requião (PMDB) é réu na AP 584, relatada pelo ministro Dias Toffoli. O autor da ação é o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) que acusou Requião de injúria e calúnia. Como Requião tem mais de 70 anos, o prazo para prescrição foi reduzido à metade, e ele se livrou de ser condenado por injúria, mas ainda responde pelo crime de calúnia.
Outro paranaense que pode ser atendido pelos embargos é Fernando Giacobo (PR) que responde por formação de quadrilha, falsidade ideológica e crimes contra a ordem tributária. A ação contra Giacobo está no STF desde 2003 e pronta para julgamento desde abril deste ano.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.