por Lúcio Ribeiro, na Folha Ilustrada
Quando o americano Gordon Raphael me interpelou no Facebook perguntando se eu tinha ouvido o disco novo da Audac, banda de Curitiba, achei que tinha algo estranho nessa abordagem.
Raphael é o produtor do primeiro EP da banda nova-iorquina Strokes, lá no começo do ano 2000, e assinou também a produção do extrafamoso primeiro álbum do grupo, “Is This It”.
Ele carrega consigo a responsabilidade conjunta de ter mudado de alguma forma a cena roqueira e a música indie que é ouvida até hoje.
A pergunta sobre a Audac não tinha que ser de mim para ele?
A real é que Raphael esteve no Brasil em julho, para participar de um workshop no estúdio Ouié Tohosound, em Florianópolis, a convite de uma rapaziada que recebe bandas novas brasileiras e argentinas para gravações e intercâmbios sonoros.
O produtor veio escolher uma banda brasileira para trabalhar. Entre cinco, escolheu a Audac.
Grupo do novo rock de Curitiba, a Audac é formada por duas garotas, Alyssa Aquino (vocal e sintetizadores) e Debora Salomão (baixo e vocal), mais o guitarrista Alessandro Oliveira, ex-Copacabana Club, e Pablo Busetti, baterista.
À custa de um bom EP lançado em 2012, “Bunker”, e no calor de uma certa ebulição da música nova curitibana, a Audac conseguiu um crédito indie na blogosfera e ainda fazer alguns shows fora do Paraná, com um som que é o mais perto que uma banda de rock pode chegar de uma viagem trip-hop.
Quando Raphael botou seus ouvidos na Audac, achou uma talentosa banda de um som mais atmosférico, voltado à eletrônica.
Mas calhou de vê-los tocarem em um bar de Florianópolis e achou que, ao vivo, a banda tinha uma importante guitarra e uma levada mais rock. Mudou os planos que tinha para ela, no estúdio.
O resultado desse encontro da Audac de Curitiba com o primeiro produtor que botou as mãos nos primeiros trabalhos dos Strokes acaba de ser lançado na internet, para venda no iTunes e audição no Soundcloud e no site www.audacmusic.com.
O disco de estreia do grupo brasileiro, homônimo, tem sete músicas, uma delas é uma faixa de 37 segundos de introdução. Está previsto lançamento apenas em vinil.
Segundo o homem que moldou as primeiras músicas dos Strokes, canções como “Brian May Coin” e “Dark Side,” do Audac, poderiam muito bem tocar nas rádios dos EUA e Europa.
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