Assessor da ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), o subchefe de assuntos jurídicos da pasta, Ivo Corrêa, foi lobista do Google entre 2008 e 2011 e hoje representa o governo brasileiro no Comitê Gestor da Internet – órgão que controla a rede mundial de computadores no país, tomando decisões operacionais sobre oferta de serviços no setor.
A informação é do “Correio Braziliense” e repercutida hoje nos principais jornais do país. Nota da Casa Civil diz que Corrêa “foi selecionado e contratado com base na sua experiência profissional”. Ativistas das redes sociais dizem que é “a raposa cuidando do galinheiro”. A Folha de S. Paulo diz que a internet voltou ao centro do debate com a volta da discussão do marco civil para o setor, uma resposta do Planalto às denúncias de que brasileiros foram espionados pela inteligência dos EUA.
O projeto original, apresentado em 2011, era apoiado por Google e Facebook. Previa a chamada “neutralidade da rede”, jargão para definir que provedores de acesso não poderiam cobrar de forma diferente por uma conexão mais veloz. Para as empresas de telefonia, que provêm o acesso, a neutralidade favorece grandes grupos globais, como o Google
Deixe um comentário