“A presidente Dilma (Rousseff) reafirmou, na última sexta-feira (21), sua intenção de investir dos royalties do petróleo em educação”, destacou nesta segunda-feira, o deputado Teruo Kato, líder do PMDB na Assembleia Legislativa. “Esta atitude, sem dúvida, vai possibilitar um grande salto na educação do nosso país”, comemorou o deputado.
No pronunciamento, em rede nacional, Dilma listou uma série de ações que pretende implementar, como reposta as manifestações que tomaram as ruas do país nas últimas semanas. As metas vão priorizar três eixos: um Plano Nacional de Mobilidade Urbana, mais recursos para educação e importação imediata de milhares de médicos do exterior, para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A educação é uma das principais bandeiras do mandato de Teruo Kato na Assembleia Legislativa. No discurso, lembra o deputado, Dilma frisou que sua meta é a “destinação de cem por cento dos recursos do petróleo (que será extraído das camadas do pré-sal) para a educação”.
“Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação, e vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação”, reforçou a presidente.
Transformação
“Só com a educação teremos condições de transformar a realidade do nosso país”, destacou Teruo, que tem no segmento sua principal proposta de atuação parlamentar. “Vejo com bastante otimismo esta disposição da presidente Dilma e seu governo, que tem o PMDB como aliado. Será um importante passo para implantarmos a educação integral”, disse.
Teruo lembrou que os países que são destaques na educação, a carga horária normal em todas as escolas é integral. “Desta forma os estudantes tem mais tempo de estudar, fazer mais pesquisas e participar de atividades físicas e culturais. Além disto, a educação integral contribui também na integração dos pais com as escolas e na vida dos filhos”, disse.
A educação integral, na avaliação do deputado, é fundamental para melhorar o desempenho dos estudantes no exame do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Em Paranavaí, cidade da qual fui prefeito, temos Caic (programa de atenção à educação) nos bairros periféricos mais carentes, que no último exame do Ideb, tiveram média 6.0, que é o objetivo do Mec para 2019”, disse Teruo.
Teruo também defendeu que o Brasil está no caminho certo ao investir cada vez mais na qualidade do ensino. “Mas para isto precisamos garantir melhor remuneração e qualificação dos professores também”, concluiu o deputado.
Será que s´´o agora viram que é preciso dar um salto de qualidade na educação?Será que só quando o povo ameça bater de cnta nos politicos que eles se espertam?mais um pilantra tentando se dar bem em ano anterior a eleiçoes.