Arquivos

Categorias

Debandada no PDT de Londrina

Informe
Folha de Londrina

A crise no PDT de Londrina já resultou em desfiliação. Ontem Edmilson Costa entregou a carta de desligamento ao partido argumentando que discorda da presença na legenda do ex-prefeito Barbosa Neto, cassado pela Câmara em julho do ano passado por infração político-administrativa. Barbosa é o atual presidente do diretório local do PDT. “Vou sair do PDT, ou melhor, não quero estar ao lado de Barbosa Neto, porque em Londrina o PDT se resume em Barbosa Neto”, escreveu Costa em sua carta.

No começo do ano, Barbosa e Costa – que trabalhou na coordenação da campanha de reeleição do ex-prefeito – se desentenderam publicamente em reunião do partido. Costa então entregou pedido de providências ao partido pedindo a desfiliação do ex-prefeito. Segundo o estatuto do PDT, pessoas com direitos políticos suspensos (como Barbosa em razão da cassação) não podem ser filiadas e muito menos presidir o partido. Segundo a vice-presidente da legenda, Dayane Medeiros, todos os pedidos de providências estão sendo analisados pela comissão de ética.

Outros
Nos últimos 15 dias, outros cinco filiados pediram para deixar o PDT. Apenas um deles justificou a saída: o ex-secretário de Ambiente José Novaes Faraco, que disputou uma vaga na Câmara em outubro e é aliado de primeira hora de Barbosa. “Ele disse que pretende se candidatar a deputado estadual no ano que vem e procuraria outro partido”, resumiu Dayane. Os outros filiados alegaram motivos pessoais para sair do partido.