O Encontro Estadual com Prefeitos e Vices do PMDB evidenciou, na manhã desta terça-feira (9), a união dos deputados do partido em apoio aos municípios do Paraná. O evento, com presença do presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO), contou com a participação dos 13 parlamentares que integram a bancada do partido na Assembleia Legislativa.
A reunião marcou o início das articulações internas e busca a unidade do PMDB no Paraná. “Precisamos buscar a união com os prefeitos, vices, vereadores, presidentes de diretórios e militantes, para vencermos as eleições”, destacou o presidente estadual do partido, deputado federal Osmar Serraglio.
Municipalismo
O líder do PMDB na Assembleia, deputado Teruo Kato, aproveitou a mobilização para destacar a bandeira municipalista defendida pelos parlamentares do partido. “Falo isto porque sei muito bem das dificuldades que enfrentam os prefeitos para colocarem em prática tudo aquilo que querem fazer”, disse.
Teruo lembrou que já foi prefeito de Paranavaí, na gestão 1997/2000. “Nos últimos anos os municípios acabaram herdando uma carga muito grande nas áreas de saúde e educação. Se os municípios resolverem estas questões em suas cidades, resolvemos os problemas do Brasil”, destacou o líder do PMDB.
O deputado também defendeu o aumento nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “É isto que precisamos melhorar no Brasil, a distribuição dos recursos”. Teruo Kato completou defendendo maior apoio ao trabalho da JPMDB e do PMDB Mulher, na busca por novos quadros para o partido.
Estado peemedebista
O presidente nacional do PMDB, Valdir Raupp, disse que o Paraná é um dos estados mais peemedebistas do Brasil. “Aqui nosso partido já elegeu três governadores (José Richa, Alvaro Dias e Roberto Requião) e três governadores interinos (João Elísio Ferraz de Campos, Mário Pereira e Orlando Pessuti)”, frisou.
O PMDB é hoje, segundo Raupp, o maior partido do Brasil, com mais de 2,4 milhões de filiados. “No ano passado elegemos 1.030 prefeitos, 800 vice-prefeitos e mais de 50 mil vereadores, além de termos as maiores bancadas no Senado e na Câmara Federal, o que torna o nosso partido fundamental para a governabilidade no Congresso Nacional e nos estados”.
Raupp concluiu defendendo uma cruzada das lideranças do PMDB, na busca de novos quadros. Segundo ele, a direção nacional defende, para 2014, o lançamento de candidatura própria em todos os estados. “Queremos lançar pelo menos 20 candidatos a governador”.
Unidade
O deputado estadual Nereu Moura também defendeu envolvimento dos peemedebistas. “Só a união para o PMDB superar as dificuldades. Os prefeitos e vices precisam cuidar dos partidos nos municípios. Desunidos somos fracos, mas unidos, somos fortes”, completou.
O deputado estadual Anibelli Neto lembrou que partido foi feito para lançar candidatos. “Não é vergonha perder uma convenção, ou uma eleição, vergonha é mudar de postura, mudar de lado. O PMDB do Paraná precisa lançar candidatura própria a governador”.
O deputado estadual licenciado e secretário do Trabalho, Luiz Claudio Romanelli, disse que a integração da bancada, com a base do governador Beto Richa (PSDB) na Assembleia, foi resultado de uma consulta às bases. “Tanto é assim que o governador manteve todas as políticas e programas sociais criados no governo do PMDB”.
Entendimento
O deputado Caíto Quintana também fez questão de frisar que foi uma decisão da bancada, e não do partido, do PMDB apoiar o atual governo na Assembleia. “Mas deixamos bem claro que jamais votaríamos pela venda de empresas públicas estratégicas como Copel e Sanepar, nem pela prorrogação do contrato do pedágio rodoviário”.
“A razão deste alinhamento foi para garantir o apoio do Governo do Estado aos nossos prefeitos”, completou. Também participaram do encontro o ex-governador Orlando Pessuti, os deputados estaduais Artagão Júnior, Stephanes Júnior, Alexandre Curi, Ademir Bier, Waldyr Pugliesi, Jonas Guimarães, Luiz Eduardo Cheida (secretário estadual do Meio Ambiente) e Gilberto Martin, além do senador Sérgio Souza.
Deixe um comentário