A diretoria da Adeop – Agencia de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Estado do Paraná participou na última semana de um encontro para definir sua atuação no programa ATER Mais Gestão no Paraná. A reunião é a segunda referente à chamada pública 06/2012, a qual a Adeop foi uma das vencedoras.
Desta vez o encontro aconteceu na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Curitiba e definiu as 68 cooperativas ligadas à agricultura familiar que serão atendidas pelas entidades Adeop, Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural) e Fundação Terra.
A Adeop será responsável por 25 cooperativas, a EMATER por 30, de acordo com a chamada 06/2012 e a Fundação Terra, por outras 13, conforme a chamada 01/2012. “Escolhemos as cooperativas com potencial de ampliar e ofertar seus alimentos também para o setor privado”, explica o diretor executivo da Adeop, Elsídio Cavalcante. As demais cooperativas atuarão apenas na oferta de alimentos para o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e pelo PNAA (Programa Nacional de Acesso à Alimentação).
O atendimento às cooperativas terá início logo após o curso oferecido pelo MDA, que deve acontecer durante os dias 8 a 12 de abril. “Nossa ideia é iniciar os trabalhos já no dia 15 de abril. Temos que alavancar as cooperativas, ajudando-as na melhoria da gestão, produção e mercado”, destaca Cavalcante.
No mês passado foram definidas em São José (SC) as 32 cooperativas que serão atendidas pela ADEOP no Estado de Santa Catarina.
Na reunião de Curitiba estiveram presentes também representantes do Banco do Brasil, Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Unicafes (União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária), Coopasol, Coopescada Sul, Ministério da Pesca, Ascoop (Central de Benefícios da Associações e Cooperativas), INCRA, MDA e Emater.
A ADEOP já estuda a criação de um escritório na capital paranaense para acompanhamentos destes projetos.
Deixe um comentário